CONTEÚDO DE MARCA
Nos últimos anos tem se observado uma notável mudança no comportamento dos consumidores que, impactados pela pandemia do covid-19, estão optando cada vez mais por produtos saudáveis, que suportem a saúde e o bem-estar, mas que também sejam saborosos e atrativos. Um estudo recente conduzido pela ADM, empresa referência no desenvolvimento de soluções para o mercado de alimentos e bebidas, mostrou que a indulgência permissível vem se tornando uma tendência no setor e que 56% dos consumidores globais estão comprando alimentos reconfortantes e indulgentes como forma de autocuidado¹. Para atender à essa nova demanda, nesta Páscoa, o setor de chocolates oferecerá produtos que entreguem sabor e textura, mas que também apresentem ingredientes associados a saudabilidade e bem-estar pelos consumidores.
“Entre janeiro e setembro de 2021, o chocolate atingiu uma penetração de vendas de 58% no mercado², representando uma ótima oportunidade para as indústrias do setor investirem em opções inovadoras e arrojadas, que se tornem líder de mercado neste período de Páscoa”, analisa Alessandra Mattar, gerente de marketing da ADM na América Latina. Além disso, de acordo com Alessandra, uma parte da população brasileira passou a consumir mais chocolate durante a quarentena como forma de lidar com a ansiedade e o tédio, o que também representou abertura para o desenvolvimento de novos produtos, segundo dados da Mintel.
O leite de coco, por exemplo, já é uma opção muito conhecida e utilizada no mercado de chocolates. Além de ser um substituto para o leite de vaca, formulando uma opção vegana, também é um ótimo ingrediente para adicionar textura ao produto. “Por ser uma fonte natural de gordura saturada de alta qualidade nutricional, o leite de coco consegue formular um produto vegetal, com ingredientes demandados pelo consumidor, mantendo ao mesmo tempo a textura, derretimento e experiência sensorial do chocolate ao leite, o que o torna uma opção atrativa, não só para quem opta por opções vegetais, mas também para aqueles que possuem algum tipo de intolerância ao leite de vaca”, explica Rachel Jesus, gerente de Serviços Técnicos e Desenvolvimento da ADM.
Além do leite de coco, outros ingredientes funcionais vêm ganhando espaço no mercado, auxiliando no desenvolvimento de produtos que agreguem funcionalidades aos alimentos. O hibisco, a acerola e o guaraná são alguns exemplos que podem ser adicionadas ao chocolate, acrescentando sabor e cor ou funcionalidade biológica de maneira natural. “Os extratos botânicos da ADM auxiliam na formulação de um produto mais próximos da natureza, que podem ser também antioxidantes, energéticos, além de saborosos e atrativos para o consumidor”, finaliza Rachel.
Saiba mais em: https://go.adm.com/bemestar
Consulte: nutrititionsolutions@adm.com
1 Estudo ADM – Fonte: FMCG Gurus, Top Ten Trends for 2021, January 2021
2 Estudo encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – Abicab ao Instituto Kantar