Visão de longo prazo

Euromonitor International identifica as megatendências globais de consumo da próxima década
Sarah Boumphrey: a classe média em luta para manter a posição desfrutada antes da crise financeira.

As tendências globais que irão influenciar a compra de bens de consumo até 2030 podem ser conferidas no relatório Análise de Megatendências: o Consumidor no Coração do Negócio (Megatrend Analysis: Putting the Consumer at the Heart of Business)*, assinado pela consultoria de inteligência de mercado Euromonitor International. Sarah Boumphrey, diretora de Economia e Consumidores da empresa de pesquisas, esclarece que megatendência é uma mudança de longo prazo no hábito ou atitude do consumidor que impacta o mercado em diversos setores. “Uma das megatendências identificadas no relatório, por exemplo, é o Recuo da Classe Média (“Middle Class Retrat”), indicando a luta desse conjunto de consumidores em países desenvolvidos para manter a posição econômica conquistada e desfrutada antes da crise financeira global. “Um aspecto dessa megatendência é a ideia de Frugalidade Glorificada (Glorified Frugality), identificando consumidores que comemoram achados de baixo custo que ajudam na redução do desperdício”, afirma a diretora.

O relatório da Euromonitor destaca ainda a megatendência Mudança nas Fronteiras dos Mercados (Shifting Market Frontiers), que conduz novas praças potenciais de consumo para o centro das atenções, pois algumas regiões do mundo já atingiram o seu máximo enquanto outras ainda exibem potencial inexplorado. A China é um bom exemplo, sustenta Sarah. “A cidade de Xiamen, localizada na costa sudeste da China, deverá triplicar o tamanho do seu mercado de consumo (em termos reais) até 2030, tornando-se maior que Roma, Munique ou Barcelona”, exemplifica.

Sarah acrescenta que o relatório inclui a megatendência Mais Experiência (Experience More), que enfatiza a busca por experiências em detrimento da posse de bens. Após a crise financeira global, as taxas de crescimento de produtos de bens de consumo caíram enquanto os gastos em serviço continuaram a crescer. Espera-se que esses gastos com serviços cresçam em ritmo mais acelerado que os de bens duráveis, explica ela. A megatendência da Premiunização (Premiumisation), por sua vez, enfatiza as prioridades. “Temos hoje um maior leque de produtos com preços que atendem a todos os bolsos, a exemplo da oferta de chocolates e candies. Os consumidores agora podem gastar mais nas coisas que significam mais para eles ao mesmo tempo que reduzem os gastos com aquelas menos importantes”, analisa a executiva. Na megatendência Vida Ética (Ethical Living), o consumidor passa a dar mais valor às questões éticas e aos valores morais. Isso se traduz em decisões de compra que incluem preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade, bem-estar dos animais, práticas trabalhistas e impacto nas comunidades e nas vidas das pessoas. “A Ethical Living é impulsionada por três fatores: conscientização, disponibilidade e acessibilidade”, assinala Sarah.

Já na megatendência Compras Reinventadas (Shopping Reinvented) a forma como se consome bens e serviços segue em fluxo contínuo à medida em que a economia e tecnologia alteram o dia a dia dos negócios. A mudança nos valores e acesso à internet aumentam o nível de competitividade. Assim, os consumidores realizam suas compras através de diversos canais (omni channel) e os varejistas precisam estar preparados para engajá-los a qualquer momento e em qualquer lugar. Na Vida Saudável (Healthy Living), os hábitos saudáveis estão deixando de ser um mercado de nicho para se tornar o padrão na vida das pessoas. Os consumidores demonstram visão mais holística, passando a incluir o bem-estar mental e espiritual ao físico. Esse foco na saúde e bem-estar implica uma mudança de estilo de vida em relação à saúde, nutrição, beleza, atividades físicas e cuidados com si mesmo em geral. E na megatendência Consumidores Conectados (Connected Consumers), o uso de computadores, smartphones, tablets e jogos eletrônicos é massivo para os consumidores interagirem com conteúdo digital. “A ‘experiência’ se torna uma das palavras mais importantes para esses consumidores conectados”, capta a consultora. •

* O relatório Megatrend Analysis: Putting the Consumer at the Heart of Busines está disponível para download clique aqui.

Deixe um comentário

Novos Tempos