Vendas olímpicas

Guedes, da Abicab produto ao alcance do consumidor é o melhor marketing.
Guedes, da Abicab produto ao alcance do consumidor é o melhor marketing.

Entusiasmados com a movimentação dos Jogos Olímpicos, fabricantes de amendoim se prepararam para o período, prevendo elevação na venda de guloseimas pelo aumento do turismo e clima festivo no país. Por conta dessa agitação, o setor projetou elevação de até 25% nas vendas de confeitos derivados de amendoim e bancou lançamentos e ações promocionais, repassa a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), que reúne as principais fabricantes.

Segundo a entidade, essa expectativa foi confirmada pela carioca Agtal, que acusou alta expressiva no giro especialmente de snacks à base de amendoim durante o evento, sucedendo as Festas Juninas, outra importante época para o consumo de derivados do grão. Além de programar promoções nos pontos de venda (PDVs), a empresa intensificou a distribuição em mais espaços e pontos extras para estimular o consumo. Sem números fechados, a General Mills, dona da marca Yoki, espera aumento no consumo da categoria pelos hábitos de consumo já comprovados durante os jogos. Mas considera que a demanda terá intensidade menor em relação à Copa do Mundo de 2014, quando algumas empresas chegaram a vender até 30% mais no período em comparação com 2013.

A expectativa da Santa Helena também é de alcançar os 25% de aumento, especialmente na venda das versões de snacks, que já fazem parte do menu de acompanhamento das atrações pelas famílias em casa. Para incrementar essa demanda, a empresa lançou a Paçoquita Mini Esportes, uma versão comemorativa da sua linha campeã, com cards destacáveis e colecionáveis, contendo informações e curiosidades sobre futebol, vôlei, basquete, natação, hipismo, judô, atletismo, ciclismo e tênis. A Malta, por sua vez, prevê aumento mas não muito significativo em função da crise econômica enfrentada pelo país.

André Guedes, vice-presidente de amendoim da Abicab, sublinha que colocar o produto ao alcance do consumidor no momento certo é o melhor marketing que o fabricante pode fazer, pois o amendoim comprovadamente tem alto consumo nos momentos de confraternização em ambientes familiares ou de amigos. “E a Olimpíada proporcionou momentos como esse, principalmente nos jogos coletivos de alta audiência”, completa.

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