Vaca mecânica

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou em julho o estudo “Brasil Dairy Trends 2020”. Trata-se de um completo guia de informações sobre produtos lácteos com probióticos, prebióticos e fibras, que aborda alimentos com baixo teor de gordura, sódio e açúcar, além de desenvolvimentos com baixo teor de lactose, alto teor de proteína/cálcio e peptídeos bioativos. “Todos esses temas são nesse momento de suma importância para a indústria de produtos lácteos, que também inclui o segmento de candies, a exemplo do reduto de caramelos de leite e outros tipos de doces à base de leite e derivados”, reporta Raul Amaral Rego, um dos três autores do estudo. Ele, por sinal, participou do livro “Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020”, do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), braço de pesquisa do Ital, que analisa as tendências dos setores de panificação, chocolates e confeitos. Na entrevista a seguir, ele detalha os objetivos do Brasil Dairy Trends 2020.

Amaral Rego: levantamento histórico da produção de lácteos no Brasil.

DR – O que o instituto busca com a série de estudos Trends 2020?
Amaral Rego – O objetivo do Ital é disseminar informações estratégicas, de forma pública e gratuita, gerando benefícios a milhares de empresas, além de auxiliar no processo de inovação e fornecer para a sociedade brasileira produtos alimentícios de qualidade. A entidade também visa agregar valores que permitam ao consumidor criar uma relação estreita de identidade e confiança no setor.

DR – Além das informações sobre produtos lácteos com probióticos e ingredientes correlatos, que outras questões o livro levanta?
Amaral Rego – Também constam no documento temas como um levantamento histórico da produção de lácteos no Brasil e desenvolvimento de embalagens diferenciadas. O princípio que norteou a organização das tendências e das plataformas de inovação foi a identificação das macrotendências observadas nas avaliações dos setores técnico e mercadológico da área de laticínios no Brasil e no mundo.

DR – Quais trabalhos constam na série de estudos?
Amaral Rego – O Brasil Dairy Trends 2020 faz parte da Série Brasil Trends 2020, com estudos já publicados com os temas embalagem, ingredientes, panificação e confeitaria, e bebidas não alcoólicas. Este é um trabalho que nos orgulha muito, resultado do monitoramento das tendências e inovações no setor de alimentos, bebidas e embalagem. É uma oportunidade para conhecimento e geração de negócios, na definição do diretor geral do Ital Luis Madi. É bom frisar que este estudo foi lançado no Minas Láctea 2017, evento referência na América Latina, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de julho, em Juiz de Fora (MG) e já está disponível no formato eletrônico no site do Ital (www.ital.sp.gov.br).

DR – Quem mais participou da pesquisa?
Amaral Rego – O estudo foi preparado por três autores. Também participaram as pesquisadoras Patrícia Blumer Zacarchenco e Ariene Van Dender, em conjunto com outros 15 pesquisadores do Instituto e de outras entidades como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), IFPR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná), UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), Universidade Federal de Viçosa e Embrapa Gado de Leite (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Deixe um comentário