Usina de ideias

Fonte de aromas e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas, a Duas Rodas inaugurou no final de julho na unidade da Mix, em São Bernardo do Campo (SP), o novo centro de tecnologia e inovação (CTI) da empresa. Com investimento de cerca de R$ 5 milhões, o espaço reforça a estrutura voltada a novos projetos, que já conta com um CTI e centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e controle de qualidade instalados na matriz, em Jaraguá do Sul (SC), e nas subsidiárias de São Paulo, Sergipe, Chile, Argentina, Colômbia e México, reporta Leonardo Zipf, presidente da companhia. “Esse projeto empodera ainda mais a diretriz voltada à inovação, pilar estratégico de competitividade e expansão de negócios da companhia”, frisa o executivo.

Zipf: maior aproximação com clientes do Sudeste.

Com arquitetura moderna, o CTI exibe um conceito inspirado nas empresas de tecnologia do Vale do Silício, na Califórnia (EUA), com ambientes que estimulam a sociabilidade e a integração de espaços e pessoas, destaca Carmem Azevedo, supervisora de marketing da Mix/Duas Rodas. Conta com laboratórios, salas de desenvolvimento e aplicação para projetos de aromas, produtos de confeitaria e panificação. Incorporado ao terreno da unidade paulista, especializada em insumos para confeitaria doce e adquirida pelo grupo Duas Rodas em 2015, o local possui ainda espaços flexíveis de padaria e cozinha experimental, que podem ser transformados em auditório para apresentações e treinamentos e salas de descanso (quiet rooms) e reuniões. Tudo isso, complementa Zipf, visa aproximar ainda mais a Duas Rodas de clientes do Sudeste, incentivando a conexão da cultura de inovação colaborativa da empresa com esse mercado-chave. “Nos últimos anos, temos apostado em diversas frentes de investimentos nas áreas de P&D, infraestrutura, equipamentos e capital intelectual, buscando inovar em produtos, processos e tecnologias, além de ampliar o nosso posicionamento no mercado mundial”, sustenta o presidente da Duas Rodas.

O conceito de espaço aberto (open space) do CTI, assinala Carmem, estimula o ambiente de inovação colaborativa e a interação entre as equipes multidisciplinares, para atender com mais rapidez as necessidades da indústria de alimentos. “Além de ser um espaço aberto, voltado para gerar, tangibilizar e oportunizar experimentação, amplia as nossas iniciativas com o propósito de receber stakeholders, promovendo a interação e a geração de soluções cada vez mais eficientes e integradas às necessidades do mercado”, acrescenta ela.

Portfólio inédito
Em paralelo à entrega do CTI, a Mix/Duas Rodas insere novidades no portfólio de itens para confeitaria e panificação, entre as quais sobressai o lançamento da linha Candy Color, de pastas americanas coloridas para cobertura de bolos e trabalhos artísticos, corantes softgel, pastas glitters e coberturas de brilho, além de miçangas e granulados. “A contínua inovação no mix de confeitaria visa atender um consumidor cada vez mais exigente e é essa expectativa que move os lançamentos, alguns inéditos e exclusivos da Duas Rodas”, comenta Joseane Leone, diretora de negócios de panificação e confeitaria da empresa.

Linha Candy Colors: pastas americanas coloridas inéditas no país.

Inédita no Brasil, a linha Candy Colors exibe itens de cores claras, neutras e em tons pastéis, que conferem romantismo ao acabamento das receitas e é forte tendência atual, especialmente para festas de crianças, chás de bebê e revelação, temática de unicórnio e outras. Entre os produtos da linha sobressaem as pastas americanas coloridas (nas cores amarelo, lilás e verde), os corantes softgel (azul e rosa bebê, verde, amarelo e lilás), além das miçangas e granulados (azul e rosa bebê, e candy color, que mistura cinco tons).
Ainda no campo das cores, a marca incorpora o azul royal em suas tradicionais linhas de pastas americanas coloridas e de softgel (utilizado para colorir pasta americana, chantilly e demais cremes), de forma a atender a uma crescente demanda, já que essa tonalidade é cada vez mais requisitada em festas infantis, sobretudo em temas de super-heróis.

A linha profissional Pro, por sua vez, passa a contar com a nova pasta americana em balde de 4,5 quilos, para cobertura de bolos, que marca pontos pela textura acetinada, suave sabor de baunilha e coloração extremamente branca. Já a pasta para flores, em apresentação de 400g, é ideal para trabalhos artísticos de confeitaria, especialmente flores, drapeados e imitação de tecido.

Entre os novos itens do portfólio, a linha de glitters chega com cinco diferentes cores de brilho comestível (blue, sky, ouro, cherry e candy), oferecendo inovação e qualidade para a decoração de doces.
Para o food service, o destaque fica com a linha Cobertura de Brilho, utilizada em coberturas e recheios, em cinco novos sabores (morango, caramelo, neutro, maracujá com sementes e chocolate).

Mais reformulações
Além desses lançamentos, alguns produtos da Mix também passaram por reformulações recentes, a exemplo do fondant de um quilo, ideal para coberturas e recheios, que volta com uma fórmula ainda mais branca, além de permitir fácil aplicação e acabamento sofisticado. Já o chantilly em pó e o marshmallow em pó exibem novas formulações e embalagens, mantendo a excelência em sabor, rendimento e desempenho. “Essas novidades vêm facilitar e qualificar o trabalho do profissional de confeitaria, oferecendo o máximo desempenho para tornar o seu negócio mais competitivo”, assinala Joseane.

A Duas Rodas conta atualmente com mais de 200 especialistas em suas sete unidades no Brasil e América Latina, que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, informa Zipf. No ano passado, relata ele, a empresa conseguiu superar o desafio interno de assegurar que pelo menos 10% do seu faturamento fosse proveniente de produtos com esse perfil. “Esse indicador alcançou 15% nos últimos três anos, com mais de 960 itens novos no portfólio e essa performance confirma o alinhamento das nossas propostas inovadoras às tendências de um mercado que busca cada vez mais diferenciação, saudabilidade aliada à indulgência, conveniência e sustentabilidade”, sintetiza o dirigente. ■

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