Tenda verde e amarela

O freio puxado nas vendas internas estimula empresas de candies com potencial para exportar a se voltar para o exterior na expectativa de compensar a baixa demanda. Sob esse pano de fundo dez indústrias de bandeira verde e amarela seguiram em novembro para Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da Yummex Oriente Médio, – nome atual da SSME (Sweet and Snacks Middle East) –, último compromisso da agenda internacional de 2016 para o setor de confeitos (confectionery), em sua 10.ª montagem. Promovida pela Feira de Colônia (Koelnmesse), organização da cidade alemã de mesmo nome, também responsável pela feira ISM, maior vitrine global de confectionery, e pelo Dubai World Trade Center, a Yummex é a principal feira internacional de confeitos e snacks na região conhecida como MENA (Oriente Médio e Norte da África), informa Brena Bäumle, diretora da Bäumle Organização de Feiras, representante exclusiva do evento no Brasil.

Brena, da Bäumle crescimento de 18% em área e 16% em número de expositores.
Brena, da Bäumle crescimento de 18% em área e 16% em número de expositores.

Segundo ela, a presente edição da Yummex registrou avanço em comparação à montagem anterior, com 364 expositores – 16% a mais do que em 2015 –  de 47 países e mais de 8 mil visitantes (3% a mais), vindos de  83 países. “Com uma área de exposição 18% maior, a mostra contou com 20 pavilhões internacionais oficiais, três a mais que em sua última edição, com destaque para Bélgica, Alemanha, Itália, Egito, Turquia e Estados Unidos, países com maior número de expositores”, sublinha a executiva.

Das dez representantes do Brasil, complementa Brena, as indústrias de candies e guloseimas Docile, Montevérgine, Riclan e Toffano seguiram sob coordenação do Brasil Sweets and Snacks, projeto de promoção às exportações organizado pela Abicab (Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) em parceria com a ApexBrasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos).

Segundo os organizadores dessa participação a África do Sul, Paquistão, Quênia, Arábia Saudita, EAU, Argélia, Zâmbia, Bahrein, Jordânia, Iraque e Palestina figuram entre os países com os quais o Brasil realizou negócios. Os contratos fechados durante a feira pelas empresas do projeto Brasil Sweets and Snacks alcançaram US$ 875 mil, com expectativa de superar a casa de US$ 2,6 milhões nos próximos 12 meses.

As outras seis empresas que prestigiaram a feira são integrantes do projeto Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, da Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados),também em parceria com a Apex-Brasil. Foi a segunda vez que fabricantes nacionais de biscoitos, bolos, torradas e aperitivos compareceram ao evento, considerado o maior do setor de confetionery no Oriente Médio, destaca Cláudio Zanão, presidente da Abimapi.

Dubai World Trade Center 364 expositores de 47 países e mais de 8 mil visitantes.
Dubai World Trade Center 364 expositores de 47 países e mais de 8 mil visitantes.

Além de fortalecer os negócios na região, em particular do Golfo Pérsico e norte da África, as empresas têm interesse de atingir mercados como o Irã, entre os principais alvos e com compradores em busca de produtos brasileiros, conforme prospecções realizadas pela associação, relata o dirigente. “Nossos embarques estão em ascensão nessa parte do globo, incluindo a Palestina, outro destino-chave na região”, assinala ele.

Dados do site AliceWeb, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), mostram que de janeiro a setembro as exportações do setor para a região atingiram US$ 471 mil, com destaque para a Líbia, Tunísia, Iêmen Líbano, Marrocos, Omã, Emirados Árabes, Iraque e Barein, reporta Zanão. “A indústrias Bauducco, Dallas, Marilan, Millen, Multibrands Export e M.Dias Branco, todas associadas à Abimapi, participaram do evento este ano, com a perspectiva de gerar em torno de US$ 6 milhões em negócios”, orça do presidente da associação, estimando acima de 250 o número de novos contatos realizados durante o evento.

freegells

 

Galeria da inovação

Brena, da Bäumle, destaca que a visitação profissional foi o ponto alto desta edição da Yummex, com inúmeras parcerias costuradas entre importadores, distribuidores, compradores de candies e representantes da indústria hoteleira e de serviços de alimentação da região MENA. As empresas do Brasil, sublinha ela, tiveram a oportunidade de iniciar negociações com companhias líderes regionais, a exemplo dos grupos Jumeirah, Spinneys, Waitrose, Emirates Flight Catering, Rotana Group, Manuel Market, Carrefour, Hyatt Group e Dubai Duty Free, contribuindo para o êxito da feira.

Pela terceira vez, conta a executiva, os produtos especialmente inovadores foram homenageados com o Prêmio Inovação, que reuniu os líderes mundiais e os grandes supermercadistas da região, contemplando quatro categorias de produtos entre doces e guloseimas. Com a linha de cookies Choco Cookie Vegan, especialmente desenvolvida para o público vegano, a alemã Coppenrath Feingebäck GmbH abocanhou o prêmio Best Bakery Product. Os itens laureados foram expostos na Galeria Inovação, espaço que será também exibido na ISM 2017, em Colônia, no início do próximo ano, antecipa Brena.

Produtos inovadores “ponte” com feira alemã ISM.
Produtos inovadores “ponte” com feira alemã ISM.

Números recentes da consultoria CBRE colocam os Emirados Árabes na terceira posição entre as nações com o maior consumo per capita de doces e guloseimas, repassa a executiva. O mercado de alimentos e bebidas (F&B) cresce 4% ao ano na região e, de acordo com a Euromonitor International, deve alcançar 48,5 bilhões de dirham (cerca de 12,1 bilhões de euros) em 2018. Já a gerência de desempenho global da Nielsen prevê crescimento de 15% a 20% até 2024 para o mercado de doces na região MENA.

feulpack“Estabelecida como uma feira de lançamentos e de realização de negócios internacionais, a Yummex Oriente Médio é um ponto de encontro fixo para expositores e visitantes da indústria de doces e guloseimas e a gama abrangente de novos produtos, bem como a presença das melhores indústrias do mundo, possibilita o estabelecimento de contatos eficazes para as empresas”, assinala Brena.

Para 2017, os organizadores da Yummex antecipam a estratégia de realizar a feira em conjunto com os eventos da Dubai International Hospitality Week, buscando  sinergias e crescimento no número de visitantes profissionais, especialmente dada a forte expansão da indústria de hotelaria e de serviços de alimentação que a região experimenta.  Aproveitando a realização da Expo 2020, a cidade de Dubai vai duplicar sua capacidade hoteleira, atingindo 164 mil leitos.

Deixe um comentário