Saúde sem sacrifícios

Estudo sobre hábitos de alimentação dos brasileiros revela pouca disposição dos consumidores de enfrentar mudanças radicais
Ana Paula, da Minte
Ana Paula, da Mintel: brasileiros associam dieta saudável à refeição caseira.

 

De acordo com o relatório Sucos Brasil (julho/2017), da agência de inteligência de mercado Mintel, 39% das consumidoras de sucos citam “Sem ingredientes artificiais” como sendo fator de influência na compra de sucos. Segundo o relatório Hábitos de Consumo de Snacks no Brasil (março/2017), da mesma consultoria, 42% das consumidoras de snacks concordam com a afirmação “Eu teria interesse em versões saudáveis dos meus lanchinhos/snacks preferidos. “Sendo assim, investir no lançamento de produtos que contenham adoçantes naturais pode ser um diferencial competitivo dentro de diversas categorias, tais como iogurtes, chocolates e outras sobremesas e snacks, entre outras”, sugere Ana Paula Gilsogamo, especialista em alimentos e bebidas da Mintel.

A substituição dos adoçantes artificiais culinários por adoçantes naturais, complementa ela, é também uma possibilidade, uma vez que, segundo a pesquisa, 58% das mulheres entrevistadas disseram tentar adotar o hábito de “Limitar a quantidade de açúcar quando faço bolos, no chá/café”. Na entrevista a seguir, a especialista detalha recente estudo da Mintel que investiga a preferência de brasileiros por alimentação saudável.

DR – O que este estudo traz de novo?
Ana Paula – Os brasileiros mostram, de forma geral, interesse em ter uma vida com hábitos de alimentação saudável, mas por outro lado demonstram resistência para certos tipos de comportamento que exigem maior esforço e mudanças mais radicais em seu dia a dia. A pesquisa da Mintel de Tendências em Alimentação Saudável revela que 58% dos consumidores nunca tentaram ou teriam qualquer interesse em seguir uma dieta vegetariana/vegana, 34% também disseram que não experimentaram e não estariam interessados em comer alimentos ou tomar bebidas orgânicas. Ao mesmo tempo, 31% revelaram que não tentaram e não estariam interessados em evitar alimentos que contenham adoçantes artificiais.

DR – Mas a busca por alimentação saudável não é uma tendência geral?
Ana Paula – Tradicionalistas, os brasileiros associam uma dieta saudável à uma refeição preparada em casa. De fato, quando querem comer de forma saudável, 55% dos consumidores afirmam que cozinham em casa. Aliás, eles dizem ter opções limitadas para se alimentar de maneira saudável quando querem comer fora. De acordo com a pesquisa, 32% dizem que acham difícil comer de forma saudável fora de casa, o que mostra que há oportunidades significativas para empresas e marcas superarem essa percepção.

DR – O que o estudo sinaliza para a indústria?
Ana Paula – Como os consumidores afirmam que há opções saudáveis limitadas para se alimentar fora de casa, existe oportunidade para a inclusão de ofertas saudáveis nos cardápios de restaurantes, padarias e lanchonetes. E mesmo não havendo uma grande adesão às dietas vegetariana e vegana, os consumidores têm buscado diminuir o consumo de carne vermelha e aves, o que pode ser uma oportunidade para outros tipos de proteína animal, como peixes e frutos do mar e também para opções de proteína de outras fontes, como sementes e grãos. Seja para o consumo no lar ou fora de casa, as marcas devem oferecer produtos que atendam exigências básicas e mais gerais, como limitar a quantidade de sal e açúcar, mas também ter algumas opções que consigam atender às necessidades que ainda são de nicho, como alimentos funcionais, uso de adoçantes naturais ou produtos de origem vegetal como substitutos dos carboidratos e proteína animal.

DR – Os consumidores estão atentos ao consumo de sódio?
Ana Paula – O sal, de fato, é um dos principais focos de preocupação dos brasileiros. Quando perguntados se haviam tentado ou estariam interessados em adotar determinados hábitos, a pesquisa Mintel revela que 58% dos consumidores tentaram limitar a quantidade de sal consumida, por exemplo quando cozinha ou adiciona aos alimentos prontos, aparecendo como a principal atitude tomada para estabelecer uma alimentação saudável. Consumir alimentos e bebidas ricos em proteínas/fibras e limitar a quantidade de açúcar, como quando fazem bolos ou adicionado ao café/chá surgem em segundo na pesquisa, sendo citados por 52% dos entrevistados. •

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