Sabor de excelência

GENUINE

A retomada no consumo de chocolates no país conta com o avanço de um segmento que já vinha bombando: a fabricação artesanal. Por uma singularidade do mercado brasileiro, a produção de trufas e bombons a partir de produto semiacabado (coberturas e compounds) é visto também como alternativa ao desemprego, desde que consumidores aderiram à essa atividade para complementar a renda doméstica. E a data em que essa demanda tradicionalmente aumenta acima do padrão é a Páscoa. “A oferta de produto semiacabado evoluiu muito no Brasil e, hoje, conta com itens de alto padrão e certificados, a exemplo da linha Genuine”, assinala Ludmila Roseiro, líder da linha de produtos de chocolate e compound na Cargill, detentora da marca. Na entrevista a seguir, a especialista detalha a atuação da companhia no setor de cacau e chocolates.

Ludmila Roseiro, líder da linha de produtos de chocolate e compound na Cargill
Ludmila: procedência de matéria-prima assegurada por certificação UTZ.

DR – Qual é a história da Cargill com o segmento de cacau e chocolate?
Ludmila – A Cargill tem uma experiência de quase 50 anos no segmento industrial de cacau e chocolate na Europa e nos Estados Unidos, e é considerada a primeira processadora do fruto a produzir chocolate e compound no Brasil. A empresa oferece importantes diferenciais, como garantia de origem da matéria-prima e integração da cadeia de fornecimento. Todos os nossos produtos estão disponíveis em uma série de opções para aplicações no mercado industrial e food service.

DR – Qual é o diferencial dos chocolates e coberturas da Cargill?
Ludmila – O chocolate Genuine é um produto nobre, produzido com manteiga e liquor provenientes das melhores amêndoas de cacau. Proporciona sabor diferenciado e qualidade superior para suas formulações. Para atender o mercado industrial e o canal food service, o chocolate Genuine é comercializado nas versões ao leite, meio amargo, branco e blend, em barras de 1,05 quilo, 2,1 quilos e em kibbles (pedaços), em sacos de 25 quilos. A linha também dispõe de itens com certificação em sustentabilidade UTZ. Já a cobertura Genuine possui sabor e textura que proporcionam a aplicação perfeita em trufas, bolos, tortas e produtos de confeitaria em geral, aliado a um ótimo custo/benefício. A linha está disponível em barras de 2,1 quilos, nas versões ao leite, meio amargo e branco.

DR – Como funciona o certificado de sustentabilidade UTZ?
Ludmila – Ele garante a procedência da matéria-prima e assegura que foram adotadas as melhores práticas de gestão, cultivo e segurança em toda a cadeia produtiva do cacau, desde as fazendas na Bahia até a fábrica de Porto Ferreira (SP), onde o chocolate da Cargill é produzido. De maneira pioneira, a empresa incentiva a adoção da certificação UTZ na cadeia de valor do cacau, que exige que os produtores atuem sempre de maneira responsável, respeitando princípios como a implantação de procedimentos de segurança, o manejo correto de equipamentos e defensivos agrícolas, a garantia de boas condições de trabalho aos seus profissionais e a promoção do bem-estar e da dignidade social. Neste ano, o número de propriedades certificadas chegou a 90. Além do crescimento do número de fazendas certificadas, as mais de 3,2 mil toneladas de amêndoas de cacau originadas com certificado UTZ apresentaram uma diferença de qualidade superior àquelas sem o certificado.

DR – Quais produtos da Cargill são encontrados no varejo doceiro?
Ludmila – As lojas especializadas têm à disposição dos consumidores o Genuine Cacau em Pó 100%, ideal para decorar e aplicar em trufas, bebidas quentes e frias, bolos e sobremesas em geral (disponível na versão de 500g); o Genuine Chocolate em Pó 50%, que possui teor de cacau equilibrado, perfeito para diversas aplicações (disponível na versão de 1,05 quilo); e o Genuine Chocolate em Pó 33%, com cor e sabor mais suaves para ser usado em bolos, brigadeiros, recheios e caldas (disponível na versão de 1,05 quilo). Além disso, também temos o chocolate Genuine nas versões já citadas. Já a cobertura Genuine está disponível em barras de 2,1 quilos, nas versões ao leite, meio amargo e branco.

DR – E quais as vantagens para quem utiliza os produtos?
Ludmila – Além de produtos de excelente qualidade, que apresentam padrão em sua coloração e sabor, para garantir que as receitas dos nossos clientes saiam sempre como eles desejam, temos uma série de serviços que disponibilizamos aos nossos consumidores. Nas redes sociais Facebook e Instagram, inserimos toda semana uma receita nova, desenvolvida e testada por nossos chefs. Além disso, os consumidores têm a possibilidade de conferir no site da marca (www.chocolategenuine.com.br) a agenda de aulas exclusivas, pontos de venda (PDV) e dicas para executar as receitas.

DR – Quais são as possíveis aplicações dos produtos derivados do cacau produzidos pela Cargill?
Ludmila – Os derivados de cacau podem ser usados em uma gama imensa de aplicações, que vão desde o pó de cacau utilizado no segmento de panificação, para produzir biscoitos, ou no segmento de lácteos, para produção de bebidas achocolatadas, até a utilização da massa de cacau e da manteiga de cacau para a fabricação de chocolates e das deliciosas coberturas para sorvetes. ■

Deixe um comentário