Preços deprimidos

O período de julho até 21 de agosto mostrou preços em movimento de queda no mercado de futuros da Bolsa de Nova York...
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana

O período de julho até 21 de agosto mostrou preços em movimento de queda no mercado de futuros da Bolsa de Nova York, oscilando em um intervalo de 10,44 cents/lb e 12,64 cents/lb.
Nesse período, em centavos de reais por libra – que mostram a remuneração ao produtor –, a oscilação de preços foi de 35,90 a 39,74.
O principal fator que levou os preços a apresentar esse movimento de baixa foi a pressão exercida pelos elevados estoques mundiais. Eles continuam prevalecendo no mercado, mesmo diante das mais recentes estimativas para a safra mundial de 2015/2016 sinalizarem déficit. Ou seja, a partir da próxima safra mundial, com início em outubro próximo, cria-se a expectativa de reversão do cenário de preços. Porém, por enquanto, os preços seguem deprimidos.
O evento climático El Niño é, no momento, o único fator que poderia trazer uma expectativa de recuperação de preços de curto prazo.
O gráfico a seguir mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o 1º vencimento de outubro/15.
No caso do açúcar negociado no mercado doméstico – Estado de São Paulo –, os preços apresentaram relativa estabilidade.
Com as cotações internacionais apresentando viés de baixa, o mercado interno de açúcar não apresentou mudanças significativas em sua dinâmica. Houve, no período, um relativo equilíbrio entre oferta e demanda, inibindo a pressão de qualquer um dos lados. Esse quadro acarretou preços relativamente estáveis, como pode ser observado no gráfico de preços semanais.
Além disso, a safra mais alcooleira tem contribuído para a manutenção desse ambiente nos preços do açúcar, na medida em que as unidades produtoras tem “feito o caixa” com etanol.
O gráfico a seguir apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia de preços.

Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente
da JOB Economia e Planejamento

 

A JOB Economia há 20 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, tem como objetivo principal antecipar movimentos de mercado para um posicionamento correto nas estratégias empresariais de seus clientes e por fim, contribuir para que façam um bom “trading”. No primeiro semestre de 2015 comemoramos o rompimento da marca de mil edições do relatório semanal de mercados. Realizado desde 1995, ele busca dar aos clientes informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda. Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como esse trabalho pode ajudá-lo na tomada de decisões.

 

Deixe um comentário

Novos Tempos