Planta aromática

A suíça Firmenich inaugurou oficialmente no fim de outubro sua fábrica de aromas encapsulados em Cotia (SP). Instalada no km 26 da Rodovia Raposo Tavares, a unidade foi construída no mesmo local da antiga sede, que foi desativada para a implantação das linhas de produção de Durarome Aromatic e Flexarome. Operando como um centro para tecnologias de encapsulação para toda a América Latina, a instalação reúne condições de conferir maior velocidade a fornecimentos para as principais tecnologias de aromas encapsulados do grupo. A encapsulação consiste em isolar do meio externo, por uma barreira material, molécula química/biológica ou partícula sólida/líquida/gasosa, um determinado aroma ou fragrância por um tempo determinado.

“Este investimento significativo reflete a importância estratégica do Brasil, um mercado crucial para a Firmenich nos últimos 65 anos”, assinala Gilbert Ghostine, CEO da Firmenich. Para ele, o centro para tecnologias encapsuladas vai permitir o desenvolvimento de soluções mais competitivas para os clientes, com maior velocidade de comercialização, ao mesmo tempo em que a companhia aperfeiçoa a sua pegada ambiental.

As marcas Durarome Aromatic e Flexarome fazem parte da linha icônica de aromas encapsulados da empresa, a Encapsolutions, que acentua a experiência de degustação de sabores, acrescenta Chris Millington, presidente da divisão de aromas. “Ajudar clientes a atender às necessidades de seus consumidores é a pedra angular do nosso negócio”, sublinha ele, completando que a capacidade adicional da planta em São Paulo será acionada para atendimento de toda a América Latina. Sem abrir valores, o executivo informa que o aporte aplicado para a instalação da planta foi o maior investimento feito pela Firmenich na América Latina.

Pegada ecológica

Millington e Ghostine: investimento reflete a importância estratégica do Brasil.

Ele detalha que Durarome sustenta o sabor fresco de um produto ao longo de sua vida útil, particularmente refrescos em pó e produtos sensíveis à oxidação, como os cítricos e os sabores tropicais de manga e maracujá, populares na América Latina. “Este autêntico frescor no aroma garante uma experiência desejável em sabor para os consumidores”, frisa. Já o Flexarome é uma solução em aroma resistente a processos e multidimensional, que atua em sinergia com alimentos e bebidas para intensificar o impacto e o prazer do sabor, protegendo a sua autenticidade. “Esta tecnologia é utilizada em categorias como pães e cereais, bebidas quentes, confeitos e produtos culinários e, especificamente para aplicações salgadas, pode ser usado ao substituir especiarias naturais como cebola, alho e pimenta em seu produto final”, repassa Millington.

Para alcançar os objetivos ambientais da Firmenich projetados para 2020, a planta paulista foi concebida não apenas para aumentar a eficiência operacional do grupo, mas também para aperfeiçoar sua pegada ecológica, por exemplo, reduzindo em 20% o consumo de água e, em 15%, o consumo de energia e resíduos, reporta o dirigente.

Presente no Brasil desde 1952, a Firmenich opera com efetivo acima de 400 funcionários e comporta um centro de desenvolvimento criativo de classe mundial, além de instalações comerciais e operacionais que atendem às necessidades de clientes com soluções relevantes localmente, resume Millington. Fundada em Genebra, na Suíça, em 1895, é a maior empresa de propriedade privada do mundo na fabricação de perfumes e aromas. No ano fiscal encerrado em junho de 2017, a companhia obteve um faturamento de 3,34 bilhões de francos suíços. ■

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