Pisando no acelerador

Lissoni, da J.Macêdo: melhor gestão de estoque com baixa nos preços do trigo.
Lissoni, da J.Macêdo: melhor gestão de estoque com baixa nos preços do trigo.

Detentora das marcas Dona Benta, Sol e Petybon, a J. Macêdo anuncia a pretensão de por mais fermento em um plano de investimentos em curso desde 2015, que totaliza cerca de R$ 500 milhões. Segundo Luiz Henrique Lissoni, presidente da companhia, foram despejados R$ 170,4 milhões nos últimos dois anos, na modernização da fábrica de São José dos Campos (SP) e na construção de dois silos no moinho de Fortaleza (CE), apto a armazenar 40 mil toneladas de trigo. Para 2017, repassa o dirigente, a empresa reservou R$ 350 milhões que serão empregados na atualização de outras unidades em Fortaleza, Maceió (AL), Salvador (BA), Simões Filho (BA) e Londrina (PR), bem como na melhoria da estrutura portuária de Salvador.

Com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e financiamentos bancários, Lissoni observa que os investimentos irão melhorar a eficiência das fábricas, elevando a capacidade produtiva entre 7 % e 10%, sem aumento no número de linhas de produção. A companhia, acrescenta ele, também pretende ampliar a capacidade de armazenagem de trigo nos silos de Fortaleza e Salvador. “Com esse incremento, vamos poder trabalhar melhor o estoque, aproveitando momentos de baixa nos preços do trigo”, grifa o executivo. Conforme sua expectativa, a maioria dos investimentos deve ser concluída neste ano, com alguns ajustes na primeira metade de 2018.

Em 2016, embora a J.Macêdo tenha registrado queda de 20,7% no lucro líquido, a receita líquida da companhia cresceu 12,4%, totalizando R$ 1,65 bilhão. O desempenho ficou acima da média do mercado. Para Lissoni, o crescimento de dois dígitos na receita e no Ebitda – o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês, que cresceu 13,1% –  da companhia foi positivo. Devido à crise econômica no país, os consumidores optaram por trocar marcas de produtos de preços mais altos por outros mais baratos, ponderou.

“O que tentamos fazer foi ajustar melhor a oferta de produtos e marcas”, assinala. Em mercados onde a queda por marcas de valor mais alto, como Dona Benta, se acentuou, a companhia reforçou a oferta de linhas de combate, como Brandini e Boa Sorte, repassa Lissoni. Ele ainda não vê sinais de melhora no cenário de consumo no Brasil. Mesmo assim a empresa vai ampliar as linhas de misturas e de farinhas especiais tanto para o varejo como para o setor de panificação. Entre as novidades para o consumidor que chegam ao varejo em breve estão misturas para preparação de cookies, bolo floresta negra e brownies.

A J. Macedo também vai reformular as embalagens da marca Petybon e desenvolver novas linhas de massas secas. Futuramente, a companhia estuda entrar no mercado de biscoitos prontos. “Vamos primeiro testar este mercado com a mistura para fazer em casa”, conclui Lissoni.

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