ENTREVISTA LATINEX INGRESSA NA INDUSTRIALIZAÇÃO PARA COMPLEMENTAR PORTFÓLIO DE SNACKS IMPORTADOSVITRINE REESTRUTURAÇÃO NA MONDELEZ VISA ACELERAR O CRESCIMENTO EM CHOCOLATES E BISCOITOSNº 264Mar/Abr 2018BISCOITOS l CANDIES l CHOCOLATES l SNACKS l SUCOS E REFRESCOS32www.docerevista.com.br/docerevista/doce_revista/doce-revistaNUTRICIONALMENTE CORRETOS, OS SNACKS E CONFEITOS À BASE DO GRÃO SÃO OS DESTAQUES NO PERÍODO JUNINO E JOGOS DA COPA DO MUNDOELE É A ESTRELA DA FESTA AMENDOIMwww.docerevista.com.br3Março/Abril 2018 Doce RevistaA oferta de águas, chás, refrescos em pó e sucos prontos para beber (SPB) avança a galope no Brasil sobre op-ções como refrigerantes. Um estudo recente da Mintel sobre o setor mostra que o mercado brasileiro de refrigerantes encolheu 4,6% em volume de vendas no ano passado, totali-zando 11,5 bilhões de litros, e pode engolir queda entre 5% e 6% também neste ano. As bebidas carbonatadas, avalia a consultoria, estariam cedendo espaço para opções assimiladas como mais naturais. Em um levantamento levado a campo em fevereiro com 1.355 brasileiros, 31% escolheram mais bebidas não alcoólicas no lugar das alcoólicas nos últimos 12 meses. Desse total, 38% disseram estar interessados em bebidas com benefícios vindos de ingredientes naturais; 34% informaram que gostariam de ver mais opções de bebidas sem adoçantes artificiais; 34% gostariam de mais bebidas não alcoólicas com embalagens retornáveis; e 28% apreciariam ter mais opções de bebidas vegetais. O estudo mostrou que as bebidas não al-coólicas mais consumidas nos últimos 12 meses foram, pela ordem, suco, leite, refrigerante, água natural, bebidas com leite saborizadas, água com gás, energéticos, chá gelado, água sa-borizada, bebidas esportivas e café gelado. A pesquisa reve-lou também que 30% dos brasileiros estão comprando mais bebidas com ingredientes naturais e 25% consumindo menos bebidas com ingredientes artificiais. Segundo a Mintel, a in-dústria tem investido forte no desenvolvimento de embalagens. Do total de lançamentos feitos pelas fabricantes de bebidas no país em 2017, 41% foram de produtos com mudanças na em-balagem. Outros 29% foram de linhas realmente novas e 20%, de variedades inéditas de bebidas. A conclusão da consultoria é de que a categoria de bebidas não alcoólicas ainda tem muito espaço para inovar, principalmente na ala de formulações. Entre as maiores fabricantes de bebidas não alcoólicas em operação no país, a Coca-Cola Delvalle lidera o ranking das inovações. Do fim do ano passado até o início de 2018, a com-panhia lançou no Brasil a Del Valle 100% Origens, à base de ingredientes naturais, sem adição de açúcar, e em embalagens de vidro; uma Sprite com toque de menta; e a Crystal Sparkling, água gaseificada, aromatizada e sem açúcar ou adoçantes. Além disso, criou novas embalagens para produtos já existen-tes. Mas apesar desse empenho, conforme seu último balanço, a companhia apresentou em 2017 performance em linha com o mercado, com queda no volume de vendas de 6% no Brasil. A concorrente Ambev, por sua vez, lançou uma linha de bebidas com leite vegetal à base de coco com a marca Do Bem no ano passado. A empresa informou que, apesar dos investimentos direcionados à categoria, em 2017, as vendas de não alcoóli-cos amargaram queda de 4,3%, um resultado um pouco me-lhor que a média do mercado. MAIS SAÚDE NO COPOCarta do EditorDoce Revista Março/Abril 20184www.docerevista.com.brSumárioDoce Revista é uma publicação mensal da Editora Definição Ltda. (CNPJ 60.893.617/0001-05) dirigida ao setor doceiro e às suas redes de atacadistas, distribuidores, varejistas e supermercadistas.Redação, administração e publicidade: Rua Sergipe, 305 - casa 5 - São Paulo - SP - 01243-001Fone/Fax: (011) 3666-8301e-mail: definicao@definicao.com.brsite: www.docerevista.com.brCIRCULAÇÃO MAIO DE 2017Reprodução permitida desde que citada a fonteDispensada da emissão de documentação fiscal, conforme Regime Especial Processo DRT/1 nº 11554/90 de 10/09/90.R E D A Ç Ã OANO 32 - Nº 264 - MAR/ABR 2018DiretoraBEATRIZ DE MELLO HELMANEditor FÁBIO FUJIIeditor@docerevista.com.brDiretor de Arte SAMUEL FELIX producao@docerevista.com.brA D M I N I S T R A Ç Ã ODiretora BEATRIZ HELMANbeatriz.helman@definicao.com.brPublicidadeANTONIO CANELA BARRETO docerevista@docerevista.com.brInternational SalesMULTIMEDIA, INC. (USA)Fone: +1-407-903-5000 - Fax: +1-407-363-9809U.S. Toll Free: 1-800-985-8588e-mail: info@multimediausa.comAssinatura KELI OYANEDITORADEFINIÇÃOFotografia SHUTTERSTOCKFoto da Capa SHUTTERSTOCKDesign da Capa SAMUEL FELIXwww.docerevista.com.br/docerevista/doce_revista/doce-revista10 VITRINE / MONDELEZ Com fechamento de unidades, expansões e investimento em CD, a companhia dona da Lacta reestrutura a sua operação no país de olho no crescimento nos filões de biscoitos e chocolates 12 ENTREVISTA / LATINEXDepois de viajar por 60 países e criar uma importadora para introduzir linhas de snacks saudáveis, o empresário Eduardo Moraes parte para a fabricação própria para complementar o portfólio de mais de 150 itensCADERNO FORNECEDORES24 INSUMOS / TAKASAGOCasa de aromas, com prêmio Nobel de Química no currículo, emprega tecnologia de ponta para auxiliar a indústria de candies a vencer os seus desafios SEÇÕES06 FAST NEWS Confira em primeira mão o que rola no mercado de candies22 CONSULTORES A análise de especialista do mercado de açúcar26 TENDÊNCIAS Estudo da Mintel mostra que os brasileiros são favoráveis a uma vida saudável, mas não estão dispostos a fazer mudanças radicais14 ESPECIAL CONFEITOS DE AMENDOIM Em meio à queda geral na demanda de snacks doces e salgados, a categoria à base do grão teve o dom de sustentar um crescimento que, com a aproximação das festas juninas, jogos do Brasileirão e Copa da Rússia, deve por fogo no consumowww.docerevista.com.br5Março/Abril 2018 Doce RevistaAcompanhe os lançamentos das indústrias de chocolates, snacks, biscoitos e candies na coluna Saindo do Forno, no site de Doce Revista. Todas as segundas-feiras, quartas e sextas, a publicação renova o leque de novidades, abrindo em primeira mão as linhas de confeitos e guloseimas que irão enfeitar as vitrines do trade doceiro nacional. E às sextas-feiras, Doce Revista dispara sua newsletter – direto para todos os leitores cadastrados no site – com a seleção de notas da semana. DOCE REVISTA DIGITALApenas para os leitores cadastrados no site (gratuitamente), Doce Revista publica no intervalo de suas edições impressas bimestrais a Doce Revista Digital, versão eletrônica da publicação, que traz o mesmo estilo de pautas da revista impressa, mas em formato editorial e visual mais leve. Clique e confira! SAINDO DO FORNOACESSE DOCEREVISTA.COM.BRDoce Revista é a única publicação especializada na cobertura do setor de chocolates, balas, confeitos, snacks, amendoins, biscoitos, chicles e demais guloseimas.ASSINE PELO TELEFONE:11 3666-8301 ASSINE PELO SITE: www.docerevista.com.br/assineASSINEDoce Revistadocerevista.com.brDoce Revista Março/Abril 20186www.docerevista.com.brMondelez Brasil amplia participação no e-commerce com item exclusivoPara marcar presença em todos os meios de com-pra, a Mondelēz Brasil con-tinua a investir no ambiente on-line. A empresa agora firmou parceria com a B2W para comercializar um item inédito e desenhado para deixar o consumidor de boca aberta. Desde o início de maio, a caixa exclusiva com a temática Safári Africano, contendo os cinco sabores do biscoito Oreo disponíveis no Brasil (original, chocolate, milk-shake de morango, baunilha e limão), pode ser conferida e pedida exclusivamente no am-SURPRESA SÓ ON-LINEMARIA CLARA, DA MONDELEZ TODOS OS SABORES DE OREO PARA INCREMENTAR VENDAS.biente on-line das lojas Americanas.com, Shoptime.com e Sub-marino.com. Criada para encher os olhos – e a boca – dos fãs da marca, a inovação inclui embalagem que convida os consumi-dores a brincarem de Caça ao TesOreo na busca pelos biscoitos espalhados pela savana africana. “Pegamos uma campanha global que é gigante e materia-lizamos em um produto exclusivo para o e-commerce. O re-sultado é um item único, inovador e brasileiro para venda on--line”, sintetiza Maria Clara Batalha, gerente de e-commerce da Mondelēz. Para ela, o consumidor se move em diversos canais de compras e o de maior crescimento no mundo é o e-commer-ce. “O ambiente de compra on-line é propício para inovação, por isso detectamos a oportunidade de lançar um produto exclusivo para este canal. Queremos estar onde nosso consumidor está e ele definitivamente está comprando cada vez mais nos sites de grandes parceiros marketplace”, ressalta. Globalmente, comen-ta a gerente, a expectativa é de que a Mondelez International invista R$ 3 bi em suas operações de e-commerce até 2020. Em contrapartida, o faturamento da companhia deverá alcançar, ao menos, US$ 1 bilhão nos próximos três anos. Na Páscoa de 2017, exemplifica Maria Clara, a companhia lançou a Loja Lacta Oficial, experiência repetida em 2018 e que atingiu o triplo da audiência do primeiro ano, com descontos atrativos e combos super variados.Ibope, encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), 23% dos entrevistados que costumam presentear com pro-dutos de chocolate, o fazem exatamente no Dia da Mães. Comunicado divulgado pela CNC (Confederação Nacional do Comércio) estima a movimentação de R$ 9,4 bilhões na data em 2018, projeção 4,3% maior se comparado a 2017. Segundo a instituição, o otimismo deve-se à baixa na inflação. Para Ubiracy Fonseca, presi-dente da Abicab, a indústria de chocolates neste ano retomou o otimismo e o Dia das Mães sem-pre foi uma data para o setor. “A variedade de chocolates é imen-sa, temos produtos de excelente qualidade e hoje as indústrias já oferecem opções muito interes-santes para atender a todos os perfis. Quem gosta de presente-ar com chocolates certamente encontrou boas opções”, grifa Fonseca.Não é de hoje que o chocolate passou a ser uma boa op-ção de presente e isso acontece também no Dia das Mães, uma das principais datas de vendas no varejo, ao lado de Páscoa e Natal. Segundo pesquisa realizada pela Conecta/ELA MERECE Dia das Mães impulsiona mercado de chocolates no BrasilFONSECA, DA ABICAB VÁRIAS OPÇÕES PARA A DATA.Fast Newswww.docerevista.com.br7Março/Abril 2018 Doce Revistacom foco na área em regulamentação em alimentos, no for-mato de Pós-Graduação Modular. Tatiana Raposo Pires, presidente da Associação Brasilei-ra da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), é coordenadora e professora do curso Assuntos Re-gulatórios e Relações Governamentais. "É uma ótima oportu-nidade, tanto para os profissionais que já atuam no mercado, quanto para os recém-formados, pois possibilita agregar co-nhecimento que, até então, não era ministrado no país com foco específico na área de alimentos", reporta Tatiana, enge-nheira em alimentos pelo IMT, mestre e doutora em Ciência dos Alimentos pela USP. Segundo ela, a indústria de alimentos tem a missão de se modernizar constantemente, sendo rele-vante que as agências reguladoras acompanhem todo esse processo e participem da construção de marcos regulatórios, de acordo com as necessidades detectadas.Para Tatiana, o escopo da Anvisa (Agência Nacional de Vi-gilância Sanitária), quando comparada a outras agências re-guladoras, é extremamente amplo. No entanto, as categorias de alimentos não eram pautas prioritárias. Recentemente, a agência reguladora passou a priorizar temas relacionados à área de alimentos, a exemplo da publicação dos temas da Agenda Regulatória (AR) do Quadriênio (2017-2020), que possui 15 temas relacionados diretamente ao macrotema ali-mentos. Assim, o órgão fiscalizador tem realizado mudanças positivas junto a indústria.Profissionais que atuam na área de assuntos regula-tórios apresentam diferentes formações e perfis: de farma-cêuticos a químicos, passando por engenheiros em alimen-tos, veterinários, advogados e nutricionistas. Parte desses profissionais adquirem conhe-cimento sobre a atividade no dia a dia. São aliados estraté-gicos para o desenvolvimento e lançamento de produtos no mercado e, por essa razão, precisam estar em constante processo de aprendizado e aperfeiçoamento. Com o objetivo de desenvolver e capacitar mais profissionais para atuar em órgãos reguladores, setor produtivo, entidades de classe na área de assuntos regulatórios e relações governamentais na indústria de alimentos, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) está lançando o primeiro curso de pós-graduação no Brasil Instituto Mauá de Tecnologia abre o primeiro curso de regulamentação em alimentos do paísorientação às famílias sobre nutrição e exercícios, objetivan-do, até 2030, ajudar 50 milhões de crianças a levar vidas mais saudáveis. Desde sua fundação, a maior companhia de alimentos do mundo tinha este comprometimento, mas com essa nova iniciativa, ela acelera globalmente a transformação de seu portfólio de alimentos e bebidas. Somente em 2017, lançou mais de 1.000 produtos, com este objetivo. Nesse mesmo ano, forneceu 174 bilhões de porções de alimentos e bebidas fortificados, em 66 países, onde faltam às pessoas micronutrientes essenciais, como ferro, iodo e vitamina A. “A infân-cia é uma época em que hábitos são formados para toda a vida. É por isso que estamos aumen-tando nossos esforços para aju-dar as famílias a criar crianças mais saudáveis e conclamamos a todos para se juntar a nós nes-se empreendimento", declarou Mark Schneider, presidente--executivo da Nestlé.Sob o auspício da Organização das Nações Unidas (ONU), a Nestlé anunciou em maio o programa global Nestlé for Healthier Kids (Nestlé para crianças mais saudáveis). Além do desenvolvimento de produtos com este foco, ele prevê a AJUDA À INFÂNCIA Nestlé cria programa global para ajudar crianças a levar vidas mais saudáveis SCHNEIDER, DA NESTLÉ AJUDA A 50 MILHÕES DE CRIANÇAS ATÉ 2030.TATIANA PIRES, DA ABIAD OPORTUNIDADE DE AGREGAR CONHECIMENTOS, ATÉ ENTÃO, NÃO MINISTRADOS NO PAÍS COM FOCO EM ALIMENTOS.REGULAÇÃO EM PAUTAA Abad (Associação Bra-sileira de Atacadistas e Distri-buidores) divulgou os resulta-dos do Ranking Abad/Nielsen 2018 – ano base 2017, pes-quisa realizada anualmente pela entidade que fornece um retrato abrangente do setor, com dados relevantes para os agentes de distribuição e para todos os seus parceiros de negócios, integrantes da cadeia de abastecimento.De acordo com a pesquisa, em 2017 o segmento ataca-dista distribuidor cresceu 0,7% em termos reais e 3,7% em termos nominais, atingindo faturamento de R$ 259,8 bilhões, garantindo aos agentes de distribuição a fatia de 53,6% do mercado mercearil nacional, que compreende produtos de uso comum das famílias, como alimentos (confeitos inclu-sos), bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais, atingin-do a soma de R$ 484,9 bilhões no exercício. “Pelo décimo terceiro ano consecutivo, a participação do atacado distri-buidor no mercado brasileiro permanece superior a 50%”, comenta Emerson Destro, presidente da Abad e diretor geral do Destro MacroAtacado, maior atacadista do Sul do país.Os números são apurados a partir de dados fornecidos voluntariamente por empresas do setor associadas à Abad e analisados pela consultoria Nielsen, em parceria com a FIA (Fundação Instituto de Administração). Outros dados trazidos pelo estudo corroboram a tendência, já verificada nas pes-quisas anteriores e que se consolida, de crescimento mais acentuado nas empresas de porte médio, que atendem ape-nas um estado. Nas 362 empresas do estudo que atuam em apenas um estado, o faturamento nominal chegou a crescer 9,4%, enquanto as 252 empresas que atendem a mais de um estado atingem crescimento de 1% nominais.ATACADO EM ALTADistribuidores respondem por 53% de todo o mercado nacionalDoce Revista Março/Abril 20188www.docerevista.com.brDESTRO, DA ABAD SETOR CRESCE 3,7% E ATINGE R$ 259 BILHÕES.Marca de farinhas e misturas para bolo da M. Dias Branco, campeã no varejo nordestino, a Finna dispara a promoção “São João Finna: Um Arraial de Prêmios para Você”. Com início em maio e término previsto para o fim de julho, a ação conta com sorteios semanais e prêmio final de R$ 50 mil. Para participar, o consumidor deverá adquirir três produtos Finna no mesmo cupom fiscal, ca-dastrar os dados da compra no hotsite www.promofinna.com.br (ou pelo WhatsApp 11- 94447-2266) e torcer, ex-plica Camila Oliveira, coordenadora de trade marketing da marca. “Todos os produtos Finna são elegíveis para a promoção, mas na compra de três produtos no mes-mo cupom, sendo dois da linha de misturas para bolos, o consumidor ganha um número da sorte extra para au-mentar as chances de vencer”, detalha a executiva.O sorteio, ela completa, abrange prêmios instantâne-os e premiação semanal, além da grande rodada final. Na hora do cadastro, o consumidor poderá ganhar ba-tedeiras planetárias e vale-compras no valor de R$ 300 e concorrer ao sorteio de um fogão de forno duplo por semana. A ação é válida nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.ARRAIAL DA SORTEFinna agita as festas juninas com sorteios semanais e prêmio de R$ 50 milPROMOÇÃODYLAN NOLTEFast NewsO empresário Nelson do Nascimento Castro, fundador e pre-sidente da Cory, recebeu em maio o título de Industrial do Ano, em homenagem prestada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A escolha foi feita pelos associados do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em conjunto com as dire-torias regionais do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Sesi (Serviço Social da Indústria).Castro ficou conhecido não só por construir uma empresa de sucesso que começou com uma padaria e hoje compete com grandes empresas multinacionais, mas também por re-verter um complexo caso de falência. No início dos anos 2000, em meio a um momento difícil na economia brasileira, a Cory pediu concordata (antiga designação da atual recuperação ju-dicial) e, de forma completamente inusitada, teve sua falência decretada pela justiça apenas 12 dias após o vencimento da primeira parcela da concordata. Por conta disso, a indústria Fundador da Cory recebe prêmio de industrial do ano, após marcante história de superaçãoO supermercado como canal de compra tem penetração ligeiramente superior entre mulheres (que tradicionalmente respondem pelas atividades domésticas) e entre a população que tem de 25 a 54 anos. Um consumidor médio faz, aproximadamente, quatro visitas ao supermercado por mês. Um terço deles (um em cada três frequentadores) costuma ir a uma loja regularmente (uma vez por semana ou mais). A regularidade faz o cliente ficar mais acostumado com o ambiente do supermercado e também mais crítico. Clientes frequentes sabem onde estão os produtos e se ressentem com mudanças. Conhecem os funcionários e são mais críti-cos em relação ao atendimento. Ficam mais atentos às pro-moções e à média dos preços. São mais facilmente afetados (positivamente ou negativamente) por todas as ações feitas pelo supermercado. Quanto maior o poder econômico das famílias, maior o número de vezes que visita o supermercado por mês. Nas famílias de classe A/B, 44% costumam ir ao supermercado uma vez por semana ou mais. No outro extremo (classes D/E), a frequência semanal atinge apenas 23% das famílias. Essa diferença ocorre porque famílias de menor poder aquisitivo, de modo geral, fazem compras mais planejadas, enquanto aquelas que têm mais recursos podem fazer mais compras por impulso.Autoproclamada a maior feira e congresso supermerca-dista em todo o mundo, a Apas Show, promovida pela As-sociação Paulista de Supermercados (Apas) em maio em São Paulo divulgou pesquisa encomendada ao instituto Ibope In-teligência. Confira alguns destaques do estudo:O supermercado é uma local de compra bastante popular: 89% da população com 16 anos ou mais costuma ir a super-mercado mesmo que de vez em quando.Praticamente não há diferença de comportamento entre gênero, classe e idade. Ou seja, trata-se de uma atividade democrática, que atrai igualmente todos os perfis de pessoas. VOLTA POR CIMAPesquisa do Ibope capta o hábito dos brasileiros nas compras do autosserviçoO UNIVERSO DOS SUPERMERCADOSCASTRO, PRESIDENTE DA CORY INTEGRIDADE É O MAIOR DOS VALORES. ficou quatro meses fechada. Perdeu crédito e muito dinheiro, teve suas marcas “clonadas”. Só não perdeu a fé e a espe-rança, rememora o empresário. Passou por um longo e difícil processo de recuperação judicial. Mas, com gestão eficiente, coragem e resiliência, Castro não só reverteu a falência como voltou a ser uma empresa de sucesso, mantendo centenas de empregos e oportunidades. “Aprendemos muito nessa jornada. Descobrimos que integridade é o maior de nossos valores e uma empresa sem criatividade não faz nenhuma diferença”, assinala o homenageado.www.docerevista.com.br9Março/Abril 2018 Doce RevistaNext >