O universo dos supermercados

Pesquisa do Ibope capta o hábito dos brasileiros nas compras do autosserviço
O universo dos supermercados

Autoproclamada a maior feira e congresso supermercadista em todo o mundo, a Apas Show, promovida pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) em maio em São Paulo divulgou pesquisa encomendada ao instituto Ibope Inteligência. Confira alguns destaques do estudo:

O supermercado é uma local de compra bastante popular: 89% da população com 16 anos ou mais costuma ir a supermercado mesmo que de vez em quando.

Praticamente não há diferença de comportamento entre gênero, classe e idade. Ou seja, trata-se de uma atividade democrática, que atrai igualmente todos os perfis de pessoas.
O supermercado como canal de compra tem penetração ligeiramente superior entre mulheres (que tradicionalmente respondem pelas atividades domésticas) e entre a população que tem de 25 a 54 anos.

Um consumidor médio faz, aproximadamente, quatro visitas ao supermercado por mês. Um terço deles (um em cada três frequentadores) costuma ir a uma loja regularmente (uma vez por semana ou mais).

A regularidade faz o cliente ficar mais acostumado com o ambiente do supermercado e também mais crítico. Clientes frequentes sabem onde estão os produtos e se ressentem com mudanças. Conhecem os funcionários e são mais críticos em relação ao atendimento. Ficam mais atentos às promoções e à média dos preços. São mais facilmente afetados (positivamente ou negativamente) por todas as ações feitas pelo supermercado.

Quanto maior o poder econômico das famílias, maior o número de vezes que visita o supermercado por mês. Nas famílias de classe A/B, 44% costumam ir ao supermercado uma vez por semana ou mais. No outro extremo (classes D/E), a frequência semanal atinge apenas 23% das famílias. Essa diferença ocorre porque famílias de menor poder aquisitivo, de modo geral, fazem compras mais planejadas, enquanto aquelas que têm mais recursos podem fazer mais compras por impulso.

Deixe um comentário

Novos Tempos