O triunfo da indulgência

A mais recente pesquisa sobre os hábitos de consumo de candies dos brasileiros resgata o otimismo ausente nos últimos prognósticos da indústria. Aplicado de forma direta em um universo de 1.084 consumidores de balas e gomas de mascar de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), o estudo perscrutou durante o mês de julho a frequência de consumo nos últimos 12 meses, a motivação para escolha de tipo/marca/formato e até em que período do dia se dá preferencialmente o consumo. Embora passíveis de intuição, os resultados apontam para o triunfo da indulgência ou autoindulgência. De forma acachapante a maioria dos entrevistados disse consumir balas e/ou chicles porque é gostoso (34%). Também por maioria absoluta esses consumidores alegaram escolher o chicle (64,9%) ou a bala (64%) pelo sabor mais gostoso. Quanto a frequência do hábito, 66,8% dos entrevistados afirmaram que mantiveram o pique no último ano, enquanto 13,9% aumentaram a frequência e 19,3% reduziram a marcha. Entre as explicações para a mitigação do consumo ganham destaque respostas como a imposição de controle do açúcar (25,4%), não ter o hábito (22,5%), “enjoei” (11,5% e recomendação do dentista (8,6%). O período da tarde foi quase unânime (80,5%) entre os horários do dia em que se consome mais bala ou chicle. Do total de entrevistados. 37,7% alegaram consumir mais as guloseimas na parte da manhã e 43,9% disseram curtir o hábito à noite. Além da explicação de ser gostoso para o consumo de balas e chicles, outras respostas que sobressaíram na mostra foram a melhora do hálito (15,4%), a vontade de comer doce (13%), distração (8,9%) e porque acalma (6,2%). Em tempos de instabilidade econômica e baixa na renda, o curioso foi que em resposta à questão de como é feita a escolha da bala e/ou do chicle que compra, o item preço foi apenas a quarta razão citada – 23,1% na escolha de chicle e 25,7%, na de bala. Disponibilidade (mais fácil de achar) foi citada por 22,1% na razão de compra de bala e 21,8%, no caso de chicles; promoções e ofertas ganharam 13,6% e10,8%, respectivamente, para balas e chicles; novidade (inovação, novo sabor, apresentação), foi citada por 12,9% e 13,5%; e embalagem por 5,8% das respostas de balas e 3,9%, em relação a chicles.

Encomendados pela Duas Rodas, fonte de ingredientes para a indústria de candies, os dados apurados pela AGP Pesquisas foram apresentados, com exclusividade, durante o seminário Oportunidades em Candies a Partir do Ponto de Vista do Consumidor, promovido em setembro pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), com a presença de representantes das principais indústrias de candies do país. Realizado na sede da Duas Rodas, em Jaraguá do Sul (SC), o evento contou com apoio da Gelco Gelatinas. ■

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