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Mintel identifica quatro tendências com impacto no consumo brasileiro em 2017

Andre EuphrasioApoiada em dados de relatórios de consumo e em sua base de novos produtos globais (GNPD/Global New Products Database), a agência global em inteligência de mercado Mintel traça as tendências do consumidor brasileiro em 2017. Segundo o analista de pesquisa Andre Euphrasio, elas foram inspiradas pelo estilo de vida, política, demografia e as mudanças de negócio que terão um impacto significativo na vida dos brasileiros neste ano. “Liberte-se, Conte com as Marcas e Saia da Caixa estão entra as correntes que irão pautar os negócios no próximo ano”, grifa Euphrasio. Na entrevista a seguir, ele destrincha essas visões.

DR – Do que se trata a tendência Liberte-se?
Euphrasio – Ao mesmo tempo em que os brasileiros se esforçam para equilibrar suas vidas, eles procuram evitar ingredientes e práticas nocivas e não-sustentáveis. E voltam-se para opções alternativas e free-from para usufruírem do prazer sem sofrimento. Os consumidores estão se tornando mais desconfiados e informados sobre os produtos, prestando mais atenção nos ingredientes. Quando consideram suas dietas e hábitos, inimigos como açúcar e gordura são apenas dois dos muitos ingredientes que pretendem evitar. Cerca de 42% dos consumidores de pão dizem não comer pão, ou produtos de panificação com mais frequência, por serem muito ricos em calorias, açúcar e carboidratos. Atualmente, os inimigos das dietas saudáveis  fazem parte de uma longa lista de ingredientes, como aditivos, GMO (organismos geneticamente modificados), glúten, lactose, caseína, carne e álcool. Entretanto, se alimentar de forma saudável continua um grande desafio. Mas o mercado está repleto de oportunidades, já que metade dos consumidores brasileiros (47%) alega estar interessados em testar serviços que entreguem refeições saudáveis em suas casas. Veremos mais marcas desenvolverem alternativas aos tradicionais produtos com alto teor de gordura e caloria, como sobremesas sem lácteos e iogurtes feitos com ingredientes que “sobraram no freezer” e que visam combater o desperdício de alimentos.

DR – Como a tendência Conte com as Marcas se associa à sociedade e às comunidades?
Euphrasio – Enquanto as organizações governamentais continuam a enfrentar desafios, as marcas estão chegando para ajudar e apoiar comunidades. A crise chegou ao Brasil, e em resposta o governo reduz gastos e aumenta  impostos. Mesmo com a expectativa de que a economia começará a se recuperar em 2017, ainda veremos os sinais da crise. Empresas aproveitam a oportunidade e fazem a sua parte para criar uma sociedade melhor para seus cidadãos em áreas em que os recursos públicos são escassos. Nossa pesquisa destaca como os consumidores têm uma opinião positiva de empresas que efetivamente fazem o bem. De fato, ela mostra como é imperativo que as marcas ajudem a aliviar os problemas sociais e ambientais, já que 35% dos brasileiros acreditam que os mercados varejistas deveriam ter uma participação maior em reciclagem. As marcas também devem incorporar novas tecnologias como Realidade Virtual ou transmissão ao vivo para provar aos consumidores que seus esforços éticos são reais, permitindo que eles as vejam em ação. De uma forma geral, as empresas que buscam ganhar a confiança dos consumidores devem explorar como elas podem causar um impacto positivo em suas vidas. Para que as pessoas se tornem leais consumidoras, as marcas devem ir além da oferta de produtos e provar que querem ser parte de um projeto maior. A fim de parecerem genuínas aos olhos do consumidor, as empresas irão se beneficiar ao escolher com cuidado quais causas ou valores irão apoiar e, em contrapartida, irão aumentar a consciência sobre sua própria marca.

DR – O que a tendência Saia da Caixa tem a ver com agregar valor aos produtos?
Euphrasio – Mais benefícios significam mais valor. As empresas estão tirando maior proveito de suas marcas ao se expandir para novos territórios e ao atender uma variada necessidade das pessoas. Consumidores com pouco dinheiro podem se beneficiar de produtos multiuso. Além de dinheiro, os produtos multifuncionais ajudam as pessoas a economizarem tempo e esforço. Estudo da Mintel mostra como os brasileiros são mais conscientes em relação ao dinheiro e buscam melhores ofertas numa tentativa de obter melhor custo/benefício. Por exemplo, 47% dos brasileiros estão analisando melhor a escolha de seus gastos e 35% diminuíram as compras por impulso. Para enfrentar esse cenário, as marcas estão criando produtos ou serviços destinados a economizarem o tempo e o dinheiro das pessoas, seja explorando uma nova categoria ou desenvolvendo produtos que possam ser combinados com diferentes benefícios ou usados em diferentes ocasiões. Os operadores que conseguirem agregar valor aos seus produtos, sem aumento de preços, certamente serão bem-vindos.  •
*Andre Euphrasio é analista de pesquisa da Mintel.

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