O que importa é o consumidor feliz

Responsável pela importação de snacks saudáveis, a Latinex ingressa na fabricação de guloseimas
latinex
Linha de snacks étnicos: sacada da Latinex para aproximar tendências globais do público brasileiro.

Importadora de alimentos responsável pela introdução de linhas de guloseimas e snacks saudáveis no país, a curitibana Latinex garimpou grifes pelo mundo afora, encorpando um portfólio hoje com 151 itens, disponível nas gôndolas das principais redes de supermercados, empórios e casas de produtos naturais de todo o Brasil, com marcas como Smart, Fit Food, Frontera, Taste&Co e Tyrrells. Para reunir esse sofisticado leque, o empresário Eduardo Moraes visitou mais de 60 países, partindo da premissa de trazer alimentos para aproximar o público brasileiro das tendências mundiais de alimentação. “Nosso catálogo oferece os melhores sabores do mundo, incluindo hoje também marcas do Brasil, sempre com muita praticidade e qualidade, atendendo as diferentes ocasiões de consumo”, assinala o CEO da Latinex. Em sua estreia na ApasShow, maior feira do setor supermercadista nacional, promovida em maio em São Paulo, ele surpreendeu clientes e convidados, anunciando linhas de fabricação própria. Na entrevista a seguir, Moraes relata a trajetória e evolução da Latinex e sua investida na industrialização.

EDUARDO MORAES da LATINEX
Moraes: visita a
mais de 60 países para criar portfólio com 151 itens.

DR – O que motivou a criação da Latinex?
Moraes – O objetivo foi viabilizar uma operação para trazer tendências globais de alimentação para os consumidores brasileiros. O intuito é disponibilizar produtos inovadores para que as pessoas tenham mais opções de consumo e qualidade na alimentação do dia a dia.

DR –Por que a empresa decidiu ingressar no mercado de snacks?
Moraes – Como em todo e qualquer investimento, primeiro fizemos um levantamento de mercado para visualizar o universo das possibilidades em alimentos para o varejo. E decidimos ingressar primeiramente em snacks, porque vimos uma lacuna na oferta e queríamos preenchê-la com opções saudáveis, que é a grande tendência global. O diferencial foi buscar essas alternativas dentro de um formato que entrega sabor e conveniência para consumidores, cujo perfil inclui quem tem estilo de vida ativo e pouco tempo para escolher ou preparar suas refeições.

DR – Qual era a sua experiência no segmento de varejo alimentar?
Moraes – Nenhuma, o que de certa maneira foi positivo para o início das operações. Essa ausência de background nos deu um olhar externo mais isento. Fomos selecionando e desenhando as linhas de produtos a partir de uma experiência mais individual como consumidor. Dessa forma, considero que a empresa não tem os vícios nem os limites dos grandes fornecedores de alimentos.

DR – Como foi definido o portfólio de itens importados?
Moraes – Trata-se de um trabalho ainda em curso e de maturação sem prazo definido, mas inicialmente foi a partir de estudos das macrotendências em alimentação (saudável, gourmet, ingredientes, sabores) cruzados com as oportunidades no mercado brasileiro. O câmbio também teve uma forte influencia no início, uma vez que tudo estava em teste e não podíamos repassar os incrementos aos nossos clientes.

DR – Qual linha pode ser considerada carro-chefe?
Moraes – Temos a felicidade de não ter um carro-chefe, mas uma divisão saudável entre as marcas, linhas e itens. Algumas têm maior volume e menor margem, outras o inverso. É um conjunto em que cada marca tem seu papel claro e complementa a outra para um negócio forte e crescente.

fit food
Guloseimas saudáveis: demanda crescente no Brasil e no mundo.

DR – O que pesou na decisão de investir na fabricação dos produtos?
Moraes – Como estamos crescendo num ritmo acelerado, vimos a necessidade de melhorar o tempo de resposta aos clientes. Além disso, com produção local nós podemos nos lançar a planos mais ousados em termos de volume. O ano passado foi de aprendizado, no qual mudamos o modelo de negócio. Passamos de importadores de marcas de terceiros para uma indústria com marcas próprias. Apesar de trocar a roda com o carro andando, tivemos um crescimento expressivo, de 40% e, para 2018, esperamos novamente algo na mesma ordem.

DR – Quais os planos para a ala de produção neste ano?
Moraes – Investimos em tecnologia de ponta, inédita no Brasil, para oferecer o que há de mais moderno em salgadinhos saudáveis. Alem disso, na linha de temperos investimos em automatização e controle da cadeia para oferecer ingredientes exclusivos com rastreabilidade total. Somos ágeis e flexíveis, porém nosso principal trunfo é desenhar marcas e produtos pensando em quem decide: o consumidor.

DR – Qual lançamento destaca nesse semestre?
Moraes – Introduzimos a linha de temperos e molhos Masterchef Brasil, que é assinada pelo chef Erick Jacquin, atendendo fãs da culinária e público das classes A/B/C. Foi apresentada em primeira mão ao varejo na ApasShow, em São Paulo, com um mix de 20 produtos com qualidade superior e embalagens exclusivas, que se destacam dos produtos tradicionais.•

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