O bom de guardar para depois

Passatempo ganha prêmio por solução para a redução de perdas e desperdício
Linha premiada da Nestlé mudança baseada em hábitos do consumidor.
Linha premiada da Nestlé mudança baseada em hábitos do consumidor.

Entre os 70 troféus entregues na 16ª edição do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, promovida em setembro pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), a Nestlé Brasil abocanhou nada menos que quatro, com destaque para o biscoito Passatempo ao Leite e Recheados. Campeão no segmento de guloseimas infantis, sua apresentação levou o ouro no módulo embalagem, na categoria alimentos doces; e repetiu a dose, conquistando o ouro também no módulo especial, na categoria embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos. O chocolate Kit Kat Rubies ficou com a prata, no mesmo módulo e categoria do biscoito, e os ovos de Páscoa de colher Nestlé e Garoto levaram o ouro, na categoria família de produtos (módulo embalagem).

Cristiane Oliveira, gerente de inovação e renovação de embalagens da Nestlé, relata que a solução desenvolvida para a embalagem de Passatempo visou reduzir a complexidade, com o uso de outros sistemas de refecho para manter por mais tempo o frescor e a crocância dos biscoitos.
A ideia foi apresentada pelo coordenador de embalagens Rogério Bastos, da equipe liderada por Cristiane. “Por conhecer os hábitos dos consumidores, ele sabia que o fitilho convencional já era usado por alguns consumidores como refecho das embalagens, mas havia a dificuldade em separar o fitilho da embalagem flexível”, relata a especialista.

Após sucessivos testes e reuniões com fornecedores, tanto do fitilho como de máquinas, foi desenvolvida a solução implementada, com a definição da área de reserva do adesivo, o texto a ser impresso, o modo de uso e a comunicação ao consumidor, detalha Cristiane.

Ela observa que o fitilho já era usado para abertura dos pacotes de biscoitos. Após alterações no processo de conversão, na dimensão e na comunicação, foi possível utilizar o mesmo material com a nova funcionalidade de refecho. “Para facilitar a separação do fitilho do envoltório flexível, aumentamos a largura e incluímos uma área de reserva de adesivo, na qual vem impresso o texto ‘Descole aqui’, facilitando a visualização pelo consumidor, além de indicar o local onde é possível separar o fitilho da embalagem para o uso como refecho”, resume a especialista.

A funcionalidade do refecho e a instrução de uso foram aprovadas em sucessivos testes e com base em resultados de pesquisas com consumidores. A partir daí, o sistema foi projetado de acordo com o tamanho da porção de produto: cinco biscoitos para a versão leite e três unidades para o tipo recheado.

Desafios vencidos
Já o projeto de Kit Kat Rubies foi desenvolvido respeitando o mesmo tipo de embalagem na qual o produto foi lançado na Malásia, informa Cristiane. “O principal objetivo era apresentar uma opção de produto para o segmento gifting durante a Páscoa e o maior desafio foi desenvolver a embalagem, com os mesmos atributos visuais do produto já existente no portfólio internacional da Nestlé”, grifa a gerente.

Os ovos de Páscoa de Colher Nestlé e Garoto, por sua vez, são produtos exclusivos para comer de colher, que só podem ser encontrados na época de Páscoa. “Nesse caso, o desafio maior era, além de dar destaque ao modo de consumo, transmitir sensações através de imagens que despertassem o apetite, dispondo o produto de maneira inusitada”, repassa Cristiane.

Assim, o design da embalagem incorporou elementos gráficos que transmitem a ideia de uma linha de ovos de Páscoa especiais, com códigos visuais do universo premium. Com abertura fácil, a embalagem acomoda o ovo de forma segura, garantindo a sua integridade. Para ressaltar o posicionamento de uma linha de produtos especiais, foram utilizados acabamentos de impressão de qualidade, tais como verniz fosco e brilho sobre substrato metalizado. O topo marrom, em conjunto com a silhueta de luz que desenha a forma do ovo, promove a linguagem presenteável e premium da linha. As texturas e os padrões gráficos conferiram beleza e diferenciação de sabor entre os produtos. •

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