O avanço pipocou

Focado em chocolates, balas, snacks e produtos lácteos, o Grupo ZDA fechou 2016 com alta de 12% no faturamento, totalizando R$ 360 milhões. Dono de marcas conhecidas do trade, como Bel, Ailiram, Diatt e Hércules, a empresa sediada em Marília (SP) espera para 2017 o mesmo índice de crescimento, alcançando R$ 403 milhões, projeta José Fontelles, diretor comercial do grupo. Para ele, no entanto, a motivação para o avanço neste ano não será a mesma de 2016, quando a companhia se concentrou na ampliação da oferta de produtos. “Agora, o incremento nas vendas virá com a ampliação da rede de distribuidores”, sinaliza o executivo.

Em 2016, o desempenho de vendas do ZDA ficou acima da média apresentada pelo mercado. Dados da consultoria Euromonitor International situam que as vendas de chocolates no Brasil encolheram 3,2%; as vendas de candies tiveram queda de 5,8% e o negócio de laticínios cresceu apenas 2,3%. Fontelles argumenta que a empresa trabalhou com margens mais apertadas em relação ao ano anterior e a rentabilidade não cresceu na mesma proporção que as vendas. “Todas as empresas do setor tiveram que fazer concessões para conseguir crescer”, frisa, sem abrir detalhes. Em relação às vendas, a companhia conseguiu cravar avanço em todas as áreas de negócios. O dirigente destaca, no entanto, que parte do incremento se deve ao ingresso da empresa na categoria de pipoca saborizada e pronta para consumo, com a marca Pop Up, e à reformulação dos chocolates dietéticos com a marca Diatt. “Investimos R$ 40 milhões nos últimos dois anos nas linhas de produção para trabalhar melhor algumas categorias”, assinala Fontelles.

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