Metas em fermentação

Duas Rodas investe em expansão no Sudeste do Brasil e na América Latina
Aposta na Mix centro de inovação para expandir portfólio de confeitaria.

Inexiste maior demonstração de confiança do que investir no negócio em um cenário com projeção negativa do PIB. Supridora nacional de aromas e ingredientes para alimentos e bebidas, a catarinense Duas Rodas vem justamente reforçando as apostas no seu ramo de atuação. Além de ampliar suas instalações no ABC paulista, dando prosseguimento ao plano de expansão do grupo no Sudeste, ela programa aportar investimentos dentro e fora do país. O primeiro passo foi dado em 2015, com a aquisição da Mix Indústria de Produtos Alimentícios, com unidade em São Bernardo do Campo (SP) que, mesmo com a economia em recessão, vem registrando crescimento médio de 30% no faturamento em 2016, reporta Leonardo Fausto Zipf, presidente do grupo Duas Rodas.

Com investimento de R$ 10 milhões programado apenas para o exercício em curso, as novas instalações da Mix incluem um centro de inovação, responsável pelo desenvolvimento de um portfólio ainda mais completo dessa empresa na área de confeitaria. “O aporte previsto no plano estratégico da companhia foi provisionado para sustentar os projetos da subsidiária nos próximos dois anos”, destaca Zipf. Segundo ele, a transferência das atuais instalações para área maior vai garantir a ampliação do mostruário de produtos e serviços oferecidos pela Mix, especializada em linhas de confeitaria e chocolateria, como pasta americana, coberturas, corantes e granulados.

Leonardo Zipf expansão prevê novas aquisições nos mercados nacional e internacional.
Leonardo Zipf expansão prevê novas aquisições nos mercados nacional e internacional.

Zipf informa que a Duas Rodas fechou o primeiro quadrimestre de 2016 com crescimento de 25% em faturamento, em comparação ao mesmo período do ano passado. “Mesmo diante das adversidades enfrentadas no país, a empresa tem conseguido atingir as metas, alcançando um crescimento acelerado da organização”, assinala. Recentemente, complementa o executivo, a empresa criou uma diretoria de negócios internacionais, dentro da estratégia de expansão no mercado externo, com foco na América Latina. Em 2015, o grupo inaugurou novas instalações na unidade em Buenos Aires (Argentina) e atualmente  conclui o prédio para a fábrica em Santiago (Chile), com investimento acima de  US$ 7 milhões, orça Zipf. “Também o mercado colombiano receberá investimentos este ano, com ampliação da unidade em Medelin”, adianta o presidente da Duas Rodas, acrescentando que, ainda para 2016, o projeto de expansão prevê novas aquisições nos mercados nacional e internacional.

Velocidade e menos açúcar
Para Zipf, o avanço da Duas Rodas em diversas frentes tem permitido à companhia responder com velocidade às demandas no mercado de ingredientes. Ele exemplifica com o decreto sancionado pelo governo em dezembro, permitindo que bebidas não alcoólicas de baixa caloria tenham o açúcar parcialmente substituído por edulcorantes, visando diminuir o volume do insumo adicionado na formulação. “A medida representa um ganho importante para o combate ao consumo excessivo desse ingrediente pela população, mas traz o desafio para a indústria de buscar alternativas tecnológicas para produzir bebidas alinhadas a essa nova realidade”, observa o presidente da Duas Rodas.

Em tempo bastante reduzido, a empresa desenvolveu uma linha de produtos voltada justamente para apoiar fabricantes de bebidas nessa tarefa. Batizada de S-Fit, a linha de emulsões e preparados líquidos voltados a aplicações em bebidas não alcóolicas proporciona a redução do nível de açúcar, assegurando economia e qualidade sensorial. Disponibilizada em duas versões (S-Fit30 e S-Fit50), elas geram reduções de 30% e 50% de açúcar na formulação regular das bebidas.

“O uso desses produtos contribui para uma economia entre 25% e 50% para as fabricantes de bebidas, uma vez que o açúcar é parte considerável dos custos e seu valor sofre com oscilações tanto do dólar quanto da demanda por etanol”, comenta Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Rodas.
Além de deixar as indústrias menos vulneráveis às oscilações de preço, a linha S-Fit traz ganhos em termos de sabor. O diferencial dessa tecnologia, completa Pereira, é permitir reduções de custos em até 50% sem deixar gosto residual, questão mais importante para o consumidor.  •

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