Livre, leve e solta

NHD Foods trabalha conceito free-from inspirada em mercados americano e europeu
Linha free-from da NHD Foods 30% do faturamento em menos de um ano.
Samuel Ma é diretor de marketing da NHD Foods e neto de Ma Shou Tao, fundador da GoodSoy
Samuel Ma é diretor de marketing da NHD Foods e neto de Ma Shou Tao, fundador da GoodSoy

A partir de pesquisas nos Estados Unidos e Europa, onde o mercado de produtos livres de glúten acusa forte crescimento, a NHD Foods introduziu no Brasil o conceito free from (livre de), com apenas 9 produtos. Hoje, sob a marca BeLive, a linha já conta com 17 itens e continua acelerando. Analisamos o comportamento do consumidor, marcas e produtos de vários países, e tiramos lições importantes. Essa investigação nos permitiu entender de maneira mais profunda o que consumidor busca e valoriza. Também nos trouxe a convicção de que essa demanda não é uma bolha, mas uma realidade. O Brasil está começando a caminhar nessa mesma direção com crescente número de produtos e marcas surgindo nesse segmento, reflexo da significante conscientização do público quanto às intolerâncias e alergias alimentares e da mudança comportamental no processo de compra, ao priorizar a escolha por produtos mais saudáveis e que fazem bem.

A categoria free from inclui alimentos livres de determinados ingredientes como, por exemplo, o glúten, o leite e demais alergênicos, assim como alimentos livres de sódio, de açúcar, de gordura ou de ingredientes transgênicos. Desse conceito veio a inspiração para criar a marca, uma junção dos verbos ser e viver em inglês. A BeLive oferece ao mercado produtos inovadores, 100% livres de glúten e, sempre que possível, de outros ingredientes alergênicos e de açúcar, além de ser zero gordura trans e livres de ingredientes transgênicos e aromas artificiais.

Fabricar produtos sem glúten não é tarefa fácil. Não basta ter uma excelente receita e não basta ser gostoso, é preciso cuidar de cada detalhe, desde os ingredientes, o valor nutricional, além de todo o processo de fabricação, para evitar contaminação cruzada. Vimos que tínhamos tudo para criar uma marca que entende e que se conecta com esses consumidores. Uma marca que os façam se sentir incluídos, que proporcione o poder de escolha e que promova a ideia de liberdade e não de restrição.

A BeLive começou a ser comercializada em meados de 2015 e já representa quase 30% do faturamento da NHD Foods. Ainda temos muito chão pela frente para posicionar a marca não só nos pontos tradicionais de venda, mas em qualquer lugar que nosso consumidor frequente, como cafeterias, lanchonetes, lojas de conveniência, academias etc.

Nesse sentido, a expectativa da marca é fazer parte do dia a dia das pessoas com produtos saborosos, saudáveis e inovadores. A BeLive lança agora a linha Sugar Free que segue a tendência de alimentos adoçados com estévia, um edulcorante natural extraído das folhas da Stevia Rebaudiana, uma planta doce com perfil e sabor característico. O adoçante natural é aprovado por órgãos de controle nacional e internacional de segurança alimentar e também um dos mais indicados pelos profissionais de saúde.

A redução do consumo de açúcar pode evitar doenças como diabetes e obesidade, além de problemas como a elevação dos triglicérides, alterações no fígado e hipertensão arterial. A substituição também contribui com a perda e manutenção do peso. E são exatamente esses motivos que levaram a OMS (Organização Mundial da Saúde) a lançar novas diretrizes para que a população mundial reduza o consumo diário de açúcar.

A NHD Foods é fruto da visão de uma família que tem suas raízes no campo. Sua história começa na década de 1960 com o imigrante chinês Ma Shou Tao, que percebeu a grande vocação agrícola do país, arrendando uma propriedade em Carazinho (RS). Em 1973, resolveu investir na região de Uberaba (MG). Foi um dos pioneiros na cultura de soja, tanto no Sul como no cerrado brasileiro. Sua produção foi o pilar do empreendimento, através de parcerias com órgãos e empresas de pesquisas para desenvolver a melhor tecnologia para a produção de sementes. Em 2002, guiado pelo sonho de levar alimentos até a mesa das famílias, nasceu a GoodSoy. Com total domínio da cadeia de produção do grão, a empresa desenvolve e produz alimentos funcionais à base de soja não transgênica e é referência em produtos inovadores. Com o crescimento dos negócios e enxergando o enorme potencial do mercado, a NHD Foods é criada em 2015 com o posicionamento claro de atuar no segmento de saúde e bem-estar, produzindo alimentos nutritivos e saudáveis, através das marcas GoodSoy e Belive. •

Deixe um comentário

Novos Tempos