Seminário: Chocolates, Candies e Biscoitos: Limites e Alternativas para a Propaganda Infantil

É PRECISO DEBATER MAIS

Seminário Doce Revista fomenta discussão sobre obesidade infantil e a publicidade de candies 

Programado para abrir o ciclo de palestras da Fispal Tecnologia 2016, maior vitrine do setor de máquinas e embalagens para alimentos e bebidas, promovida de 14 a 17 de junho, em São Paulo, o seminário Chocolates, Candies e Biscoitos: Limites e Alternativas para a Propaganda Infantil trouxe ao debate um tema quente, de interesse direto da indústria de confectionery. Com o patrocínio da Bosch, Duas Rodas e Proaroma, a programação levada a cabo no dia 15, no auditório do Anhembi, reuniu consultores, dirigentes de entidades setoriais e especialistas do setor, alvo de projeto de lei no Legislativo para tolher a exposição e demanda de alimentos calóricos, tidas como causa de indicadores críticos de obesidade infantil. Uma das conclusões evidenciadas foi a necessidade de se discutir mais sobre o tema, antes de estabelecer qualquer regulamentação.

O cenário atual mostra redutos como chocolates, confeitos e biscoitos ultravulneráveis a um fogo cerrado de ameaças à sua imagem institucional e ao futuro das vendas. Por tabela, o quadro evidencia extrema urgência para o setor rever suas estratégias de comunicação e publicidade, além de ter de monitorar com acuidade os teores de emocionalismo e populismo nas regulamentações que lhe dizem respeito. As análises dessa conjuntura complicada foram servidas por especialistas do ramo, a exemplo do advogado José Henrique Vasi Werner, sócio do escritório Dannemann, Siemsen Advogados e vice-diretor jurídico da Abral (Associação Brasileira de Licenciamento) e do publicitário Marcus Macedo, membro do conselho da entidade que, em 2001, montou e gerenciou atividades da Warner Bros. Consumer Products no Brasil, além de dirigir a divisão de licenciamento e merchandising do SBT e a Exim Brasil, maior agência de licenciamento da América Latina. Sob o tema “A regulamentação da publicidade em foco do ponto de vista da defesa do consumidor. O acordo de autorregulamentação por parte da Indústria sobre veiculação de publicidade”, eles abriram o ciclo situando cenários hoje sustentados com base na autorregulamentação publicitária. Além de frisar que no Brasil inexiste legislação que proíba a publicidade infantil de guloseimas, eles alertaram para a necessidade de se evitar o paternalismo sufocante  do Estado (nanny state) nessa questão.

Claudio Zanão, presidente da  Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados) proferiu na sequência a palestra “Como a indústria trata de se adaptar às normas como as da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), restringindo os teores de ingredientes considerados nocivos”. Uma das iniciativas enfatizadas pelo dirigente foi a execução de um programa conjunto entre a Abimapi e técnicos da Anvisa, inclusive com monitoramento direto nas fábricas, para orientação da elaboração de normas. Até então, elas eram baixadas sem o conhecimento devido, resultando em regulamentações impossíveis de serem implementadas.

Carlos Eduardo Gouvêa, vice-presidente da Abiad (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) e diretor presidente da Abiis (Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde), proferiu a seguir a palestra “Tendências globais em nutrição e saudabilidade”. E o consultor Jumar Pedreira, especialista em marketing, trade marketing, pesquisa & desenvolvimento e inovação, com forte atuação em gestão de marcas e produtos, fechou o ciclo com a palestra “Tendências internacionais e posicionamento mercadológico diante da nova realidade”. Veja a seguir as fotos do evento.

O conteúdo integral das apresentações pode ser solicitado aos palestrantes pelos e-mails abaixo:

ABRAL – Limite e alternativas para a publicidade infantil

– José Henrique Vasi Werner – e-mail: jhwerner@dannemann.com.br

– Marcus Macedo – e-mail: marcus@santacruzmarketing.com.br

ABIAD – Tendências globais em nutrição e saudabilidade

– Carlos Eduardo Gouvêa – e-mail: cegouvea@uol.com.br

ABIMAPI – Adaptar ingredientes à normas da ANVISA

– Cláudio Zanão – e-mail: presidencia@abimapi.com.br

MFSP Marketing

– Jumar Pedreira – e-mail: jumarsp@mfsp.com.br