Estabilidade nos fornos

Biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos industrializados exibem balanços em equilíbrio
Cláudio Zanão: consumidor de biscoitos optou pelos básicos.
Cláudio Zanão: consumidor de biscoitos
optou pelos básicos.

A Associação Brasileira das Indústrias Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos industrializados (Abimapi), em parceria com a consultoria Nielsen, divulgou em março os dados consolidados do setor em 2017. “Em faturamento, nossas categorias apresentaram estabilidade na comparação com 2016 e, juntos, os alimentos que compõem a cesta da entidade movimentaram um total de R$ 39,252 bilhões, apenas 0,6% abaixo do ano anterior, quando o montante atingido foi de R$ 39,517 bilhões”, repassa Cláudio Zanão, presidente da entidade. Em volume, completa ele, foram cerca de 3,5 milhões de toneladas (t) vendidas, 3% a menos que o período anterior. Segundo o dirigente, a pesquisa apontou também que as indústrias apresentaram crescimento de 34% em vendas e 4,5% em volume, quando comparados os resultados dos últimos cinco anos. Na entrevista a seguir, o executivo detalha a performance de cada segmento ligado à associação.

DR – Como foi o desempenho do setor de biscoitos?
Zanão – O faturamento das indústrias no último ano ficou bem próximo ao de 2016 (R$24,151 bilhões), atingindo a marca dos R$24,054 bilhões. Em relação a volumes, foram vendidas 1,82 milhão de t contra 1,87 milhão de t. no ano anterior. Os biscoitos, na realidade, não saíram do carrinho de compras do consumidor brasileiro. O que notamos foi que ele optou por trocar os produtos de maior valor agregado, como os recheados e cobertos, pelos básicos, no caso as rosquinhas e os do tipo maria/maisena.

DR – Quais foram as mudanças em relação à demanda por tipo de biscoito?
Zanão – Em comparação aos últimos cinco anos, a categoria avançou 35,3% em negócios e 6,51% em toneladas vendidas, segundo o levantamento da Nielsen. Nesse período, os cookies foram os que mais cresceram , com fatia de 43,9% da demanda, seguidos das rosquinhas (40,4%) e dos tipos maria/maisena (37,6%).

DR – Como ficou o mercado de massas alimentícias?
Zanão – Esse segmento movimentou R$ 8,751 bilhões, valor próximo ao faturamento de 2016 (R$ 8,918 bilhões). Acompanhando o resultado nas vendas, a produção nacional registrou queda de 2,87% em 2017, com 1,208 milhão de t, contra o volume anterior de 1,244 milhão de t. As massas secas foram as mais consumidas, alcançando R$ 5,443 bilhões, com a colocação de 989.347 t. As instantâneas atingiram R$ 2,716 bilhões com 180.488 t; e as massas frescas totalizaram R$593 milhões com 39.139 t. De 2013 a 2017, o setor de massas cresceu mais de 26% em vendas enquanto em volume houve um leve aumento de 0,76%. Nos últimos anos, temos enfrentado no país altas nos custos de produção, especialmente do trigo, que impactaram os preços finais, mas não afetaram negativamente o consumo.

DR – Pães e bolos industrializados também acompanharam o desempenho dos outros segmentos?
Zanão – O cenário dos pães e bolos industrializados também foi de estabilidade no período. Juntos, esses dois redutos movimentaram R$ 6,446 bilhões, com volume de vendas de 465.791 t. Desde 2013, a categoria cresceu 41,75% em faturamento e 7,37% em toneladas vendidas. O mercado dos chamados pães de fôrma se manteve estável, com crescimento de 0,46% em faturamento em relação a 2016, atingindo R$ 5,606 bilhões. Em volume, registrou queda de 4,53%, atingindo 433.911 t no ano passado. Na comparação desses mesmos dados com os de 2013, o aumento nos cinco últimos anos foi de 46,37% em faturamento e 8,72% nos volumes.

O segmento de bolos industrializados perdeu 3,16% em faturamento no ano passado em relação ao anterior, totalizando R$ 840 milhões. Esse valor é 14% superior ao registrado há cinco anos. Em volume, o total de vendas em 2017 atingiu 31.880 t, menos 7,49% em relação a 2016. Nos últimos cinco anos, o volume total de vendas do produto caiu 8,10%. Estas, aliás, foram as categorias mais afetadas pela crise que apertou o bolso consumidor. Enquanto os biscoitos e as massas alimentícias são produtos que fazem parte da alimentação básica da população, os pães e bolos possuem maior valor agregado e, por isso, têm preço maior. •

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