Desestímulo à oferta

cana de açúcar
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana

Em abril, o mercado internacional de açúcar oscilou em um intervalo de preços que variou de 10,86 cents/lb a 12,52 cents/lb. A questão do excedente mundial de açúcar seguiu pressionando as cotações. E, em seu pior momento, os preços romperam o patamar de 11 cents/lb e de 850 R$/t, níveis de preços considerados muito baixos, que desestimulam a oferta do produto.

Os fundos permaneceram com suas posições líquidas vendidas ao longo do mês no Mercado de Futuros de Nova York.

O gráfico a seguir mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o 1º vencimento.

vencimentos 264
No caso do açúcar negociado no mercado doméstico (Estado de São Paulo) ao longo do mês, os preços, apesar de permanecerem em níveis baixos, apresentaram-se um pouco mais firmes.

O claro viés da safra 2018/19 mais alcooleira, no Centro-Sul, e a possibilidade de se fazer caixa com o etanol contribuíram para um ambiente de preços mais firmes.

Observou-se uma amplitude grande entre os preços, sendo que o açúcar de melhor qualidade (150 de cor) se apresentou com menor disponibilidade neste primeiro mês de safra no Centro-Sul, enquanto o açúcar de qualidade inferior apresentou uma maior pressão de oferta.

O desconto médio de preços para açúcar de qualidade inferior (cor até 250), em São Paulo, representado pelo índice JOB Economia, sobre o açúcar de melhor qualidade (cor entre 130-180), representado pelo Índice Esalq, variou no mês (abril) da safra atual (2018/19) entre 10,5% e 12,1%.

precos semanais doce 264A elevada média de abril de 11,4% é explicada pela menor disponibilidade de açúcar de melhor qualidade no mercado neste início de safra no Centro-Sul.

Negócios de compra e venda com base na utilização do Índice Esalq como referência de preços pode acarretar prejuízos para o comprador quando consideramos os preços negociados no mercado spot.

O gráfico acima apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia e Esalq. •


Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente
da JOB Economia e Planejamento

A JOB Economia há mais de 20 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, tem como objetivo principal antecipar movimentos de mercado para um posicionamento correto nas estratégias empresariais de seus clientes e por fim, contribuir para que façam um bom “trading”. Dentre nossos produtos, temos o relatório “Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol”, realizado desde 1995, que busca dar aos clientes informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda. Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como nosso trabalho pode ajudá-lo na tomada de decisões.

Deixe um comentário

Novos Tempos