Crescimento na crise

Vontobel é importante identificar oportunidades em momentos de baixa e saber explorá-las.
Vontobel é importante identificar oportunidades em momentos de baixa e saber explorá-las.
Vontobel é importante identificar oportunidades em momentos de baixa e saber explorá-las.

Operando próximo ao limite de sua capacidade desde meados da década passada, o setor brasileiro de chocolates vinha bombando até dois anos atrás. Mudanças nos hábitos, com os conceitos de saúde e bem-estar em alta na preferência do consumidor, seguramente pesaram na manutenção desse avanço. A partir daí, no entanto, a demanda começou a sinalizar algum grau de saturação. Conforme monitoramento da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Cacau, Chocolate, Amendoim, Balas e Derivados), a produção de chocolate no ano passado ficou 3,7% menor que a do exercício anterior. A agitação em torno da produção, venda e consumo da categoria no Brasil na última década não tem precedentes em toda a sua trajetória. De quase vilão de uma alimentação sadia, o chocolate virou a coqueluche do ramo funcional, entrando na lista dos alimentos que comprovadamente trazem benefícios à saúde. A tiracolo dessas constatações, proliferam avanços tecnológicos e empreendimentos tanto do lado do fornecimento como da venda ao varejo.

Marca centenária hoje pertencente ao portfólio do grupo gaúcho Vonpar, a Neugebauer obteve bons resultados no primeiro semestre do ano. Segundo Ricardo Vontobel, presidente da companhia, no geral a empresa cresceu 42% em seu faturamento em relação ao mesmo período de 2014. Entre as categorias de produtos da Vonpar Alimentos, o chocolate teve o melhor índice de resultados, com aumento de 48%, seguido pelas vendas de candies (38%) da companhia.

Para Vontobel, o resultado positivo é fruto da ampliação do relacionamento da área comercial e do fortalecimento dos pequenos atacados como compradores. “Em um momento desfavorável economicamente, onde as grandes empresas estão tendo cortes e queda de faturamento, conseguimos crescer em relação ao ano passado. É importante identificar oportunidades em momentos de crise e saber explorá-las”, assinala o executivo.

Pioneira na fabricação de chocolates no Brasil, a Neugebauer vem intensificando investimentos tanto em sua capacidade como no leque de produtos. Recentemente a empresa ampliou o portfólio, inserindo novidades em sua linha de chocolate premium 1891. Inspirado em fórmula e estilo suíços, o tablete Swiss combina chocolate ao leite com pasta de avelã. O lançamento pode ser conferido desde outubro nos pontos de venda (PDVs) da categoria e se junta ao 1891 tradicional (70% cacau) e suas versões Gourmet (chocolate 55% cacau com amêndoas e mel) e Sensations (chocolate 55% cacau com cristais de caramelo).

Com mais essa inovação, a Neugebauer busca ampliar sua participação no mercado premium. Para Vontobel trata-se de um nicho que, segundo a Abicab, mantém crescimento a uma taxa de 20% ao ano. “O consumidor busca produtos exclusivos e aspiracionais, que gerem experiências únicas”, destaca o dirigente. Segundo a Abicab, repassa ele, o nicho de chocolates premium abocanha 6% de um total de R$ 9 bilhões do mercado total de chocolates no Brasil. Vontobel sublinha que toda a linha 1891 e demais itens da marca são produzidos na nova unidade da Vonpar Alimentos, em Arroio do Meio (RS). Com mais de 30 mil metros quadrados, a capacidade da planta é 200% superior a da antiga fábrica de Porto Alegre (RS). No início desse ano, a Neugebauer lançou sua loja exclusiva no Viva Open Mall, em Porto Alegre, onde é encontrada toda a linha de produtos da marca, além de 22 diferentes sabores exclusivos do confeito Bib’s.

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