Crescimento de 1%

A pesquisa mensal da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), apurada pela FIA (Fundação Instituto de Administração), mostra, em termos nominais, crescimento de 8,82% em junho na comparação com maio de 2018 e variação positiva de 3,44% em relação a junho de 2017. No acumulado de janeiro a junho, no entanto, houve queda de 3,24% em relação ao mesmo período de 2017.
O desempenho do primeiro semestre foi bastante prejudicado pelo ritmo da retomada econômica, que não se consolidou, principalmente por conta do desemprego, que é o grande gargalo da economia, avalia Emerson Luiz Destro, presidente da Abad. “Ainda há uma grande desconfiança dos consumidores, acentuada pelas incertezas em relação ao cenário político”, frisa ele.
A expectativa do setor é de que o desempenho de junho – o melhor de 2018 –, se sustente e dite o ritmo do segundo semestre. Tradicionalmente, esse período do ano sempre é melhor para o atacado. “Temos confiança de que, apesar de ser um exercício atípico, o comportamento do consumidor se mantenha e até se anime com um desfecho positivo no campo político e, por conta disso, esperamos crescer pelo menos 1% ainda em 2018”, acalenta o dirigente.

Deixe um comentário