Caramelo balzaquiano

Butter Toffees celebra 30 anos no mercado latino-americano
Linha da Arcor liderança em caramelos mastigáveis com mais de 80% de share.

A linha Butter Toffees de caramelos de leite, ícone do segmento e marca número um do portfólio de candies da Arcor, celebra 30 anos. Fabricada pela multinacional argentina no interior de São Paulo, a guloseima lidera a categoria caramelos mastigáveis, totalizando produção anual de 23 mil toneladas. É o equivalente à venda de aproximadamente 3,5 milhões de unidades por ano, compara Nicolas Seijas, gerente de marketing de chocolates e guloseimas da Arcor do Brasil. No mercado latino-americano, acrescenta ele, a grife é líder também no Uruguai, Bolívia e Equador. Presente em mais de 65 países, gera anualmente uma receita global de quase US$ 100 milhões, tendo na América Latina sua maior força de vendas.

Só na Argentina, os caramelos detêm 65% de market share, cifra que, no Brasil, atinge 81% de participação, repassa Seijas. O produto é consumido por homens e mulheres, das classes ABC, com idades que variam de 20 a 40 anos, com maior concentração de consumo entre o público feminino, de 25 a 30 anos, observa ele.

Investimentos na linha são uma constante. Com base nesse pilar, em 2014 a marca lançou a exclusiva linha premium, apresentada em embalagens do tipo ziplock, que abocanhou o “Prêmio Grandes Cases de Embalagem”, sendo a primeira no Brasil a adotar o sistema de zíper na selagem para caramelos, relata o gerente. Ideais para presentear, a linha foi desenvolvida nas versões Premium White (capa de chocolate branco) e Premium Dark (capa de chocolate semiamargo), nos sabores damasco, laranja e gianduia.

Em janeiro deste ano, Butter Toffees inovou mais uma vez introduzindo a linha Temptations, com dois sabores exclusivos: Temptations Duplo Chocolate (chocolate amargo e chocolate branco) e Temptations Yogo (duplo sabor e recheio cremoso de frutas vermelhas). “O objetivo foi oferecer ao consumidor e ao varejo um produto exclusivo, que une visual e sabores únicos”, assinala Seijas.

No ambiente digital, a marca investe constantemente em mídia online, monitoramento e diálogos com os consumidores nas redes sociais e também ações pontuais através de vídeos curtos animados. Hoje a página de Butter Toffees no Facebook conta com mais de 1,5 milhões de fãs que interagem e se engajam com a marca diariamente, por meio de posts que seguem a assinatura “O seu momento único”.

Parcerias e co-brandings

Para manter a Butter Toffees na memória dos consumidores, a Arcor aposta frequentemente em parcerias e co-brandings com outras marcas que também são reconhecidas e apreciadas pelos brasileiros. Uma das ações de destaque vem sendo realizada com a companhia aérea TAM, na qual os caramelos são distribuídos em todos os voos da companhia com a proposta de levar aos passageiros a sensação de “curtir o seu momento único” e aproveitar melhor a viagem.

Le Lis Blanc e Martha Medeiros, duas marcas do segmento da moda reconhecidas por seu conceito premium, também fizeram parcerias com Butter Toffees com o objetivo de “mimar” os seus clientes. No caso da Le Lis Blanc, a ação consistia em presentear, com uma caixinha recheada de Butter Toffees sabor chocolate branco, os consumidores que fizessem compras acima de um determinado valor. A parceria com a estilista alagoana especialista em rendas para a inauguração da loja flagship em São Paulo, na região dos Jardins, trouxe uma linha exclusiva dos caramelos que levavam a assinatura da costureira e a utilização do desenho de rendas no design da embalagem.

Com a Giuliana Flores, a ação foi um presente para casais apaixonados. No Dia dos Namorados, todas as flores entregues pela empresa foram acompanhadas pelas guloseimas dentro de um cartão. Para esta ação, o sabor escolhido foi a Butter Toffees Paçoca Amor, resultado de uma parceria de co-branding entre as duas marcas.

Já a empresa 3Corações possui uma história de sucesso com os caramelos. Cappuccino e o recém-lançado Café são os sabores que, desde 2012, impactam o mercado a partir da associação.

Com embalagem no estilo pop art, a parceria com o artista plástico Romero Britto levou ao consumidor o conceito “Butter Toffees é mais que uma bala, é um presente!”. A ação pontuou o primeiro ensaio da marca no segmento de gifting, gerando visibilidade e valor no mercado nacional.

Atualmente, a linha de Butter Toffees é composta por 16 sabores: Chocolate, Leite, Torta de Limão, Mousse de Maracujá, Coco, Chokko, Chokko Menta, Chokko Trufa, as versões Premium White (nos sabores chocolate branco e damasco) e Premium Dark (nos sabores chocolate amargo com laranja e gianduia), ambas as versões com 80g. Em 2015, já foram lançados os sabores Romeu e Julieta e a linha Butter Toffees Temptations, que apresenta dois sabores, chocolate amargo com o chocolate branco e frutas vermelhas, além do sabor café em parceria com a marca 3Corações.

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