Balcão especializado

Atacadoces ganha espaço com lojas dedicadas a artigos festa e suprimento de confeitos
Loja 2: suprimento regular de candies para clientela de varejistas e ambulantes.

Rede com duas unidades na região da Vila Nova Cachoeirinha, a Atacadoces sobressai no abastecimento do varejo mais pulverizado da zona Norte de São Paulo pela especialização e atendimento. Inaugurada há cerca de 20 anos na avenida Parada Pinto, a loja número 1 foi uma das desbravadoras do formato de atacado de autosserviço no bairro, com ampla oferta de chocolates, candies e snacks. Na cena atual, o estabelecimento dedica seu portfólio de mais de 8 mil itens ao mercado de festa, ficando a loja número 2, inaugurada há cerca de dez anos na mesma avenida, encarregada de suprir a demanda doceira mais regular. “O crescimento do filão de artigos para festa foi uma tendência que identificamos no setor e introduzimos na região com linha completa de itens de decoração, embalagens, enfeites e apetrechos culinários”, comenta Ricardo Mastroeni, conhecido músico profissional da cena roqueira paulistana, hoje na direção da Atacadoces.

A primeira loja abriu as portas com a ajuda do veterano doceiro Nelson Macarroni, que há mais de 30 anos comanda no vizinho bairro de Lauzane Paulista a rede atacadista com seu sobrenome. O desenvolvimento da atividade doceira na zona Norte paulistana, por sinal, se associa diretamente a ele. Fundador da cadeia que hoje conta com quatro unidades, Macarroni disseminou a prática da venda de doces na região. Atualmente, administrado com o auxílio dos filhos Marcello e Marcos, o balcão familiar sintetiza o modelo de negócio singular que evoluiu da venda de confeitos e guloseimas na área central da capital e hoje domina essa atividade em toda a cidade. Primo em primeiro grau do atacadista, José Roberto Cusato, pai de Ricardo, ingressou no negócio sem experiência no comércio de doces, porém contou com assistência direta de Nelson e Marcos Macarroni, também sócios minoritários na operação. “Com a expansão do negócio, fui aos poucos deixando de lado a música e hoje me dedico totalmente à direção das duas lojas”, assinala Mastroeni.

Mastroeni: planos de incrementar a oferta
de presenteáveis.

Com área total de venda de 1.000 metros quadrados, mais espaço para armazenamento, a Atacadoces abastece varejistas de cantinas escolares, bares, bonbonnières, o comércio de ambulantes e pequenos fabricantes artesanais de doces e chocolates, além de donas de casa e o público em geral, que transita pelo centro comercial do bairro. A circulação nas duas lojas oscila entre 300 a 400 pessoas por dia e os itens de maior consumo incluem as diversas marcas de biscoitos, chocolates e salgadinhos, observa o diretor do atacado. É justamente por conta desse perfil de demanda que, entre os fornecedores que Mastroeni considera mais parceiros do atacado, figuram as marcas de biscoitos Juvi’s, de chocolate e coberturas Harald e de snacks Lobits. “Já em artigos para festa trabalhamos com a maioria dos principais fabricantes, porém mantemos parcerias fortes com a Alispec, Festcolor, Regina Festas e Piffer”, sublinha o dirigente.

Queda no giro
Ainda com sortimento garantido nas prateleiras, mas com presença e espaço cada vez mais reduzidos, o segmento de candies é o que absorveu o maior impacto da queda na demanda de guloseimas decorrente da recessão, nota Mastroeni. Linhas de maior valor agregado, inovadoras na fórmula e apresentação e também itens que compõem kits e/ou cestas para festas, comemorações e presente ainda atraem vendas. Mas confeitos tradicionais, como balas duras e chicles de bola comuns, têm registrado drástica queda no giro. “As mudanças nos hábitos e tendências como a de saudabilidade têm afetado o consumo de candies açucarados, com prejuízo para linhas que vêm sendo banidas das dietas e cantinas de escolas”, percebe Mastroeni.

Entre as novidades incorporadas recentemente ao mix das lojas, ele enfatiza expansões nas linhas de itens de marca própria, a exemplo dos ovos de chocolate que subiram às ”parreiras” no início de março. Aproveitando o avanço na demanda de chocolate, cobertura e compound para transformadores, que dobra no período, a Atacadoces promove a sua quarta campanha de Páscoa, com ovos de 160g e 200g fabricados sob encomenda. “À base de chocolate puro, nosso produto exibe qualidade similar ao das grandes marcas com preço até 60% mais em conta”, frisa o dirigente do atacado que, no ano passado, comercializou volume acima de 500 unidades e nutre a expectativa de no mínimo repetir a dose na campanha atual.

Dos planos mais imediatos, Mastroeni grifa a ampliação desse sortimento de itens de marca própria, encorpando uma linha de presenteáveis que, no momento, surfa na crista da onda do comércio de guloseimas em geral. “Queremos incrementar nossa oferta com maior diversidade de produtos para decoração de mesa e festa até taças de vinho e acessórios de adegas”, exemplifica o diretor da Atacadoces. •

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