Balcão das inovações

Ingredientes naturais e funcionais sobem ao pódio na maior vitrine do setor

Principal plataforma de conteúdo e negócios da indústria de ingredientes para alimentos e bebidas de toda a América Latina, a Food Ingredients South América (FiSA 2017) alcança a sua 21ª edição com a expectativa de atrair no mínimo os 11 mil profissionais que prestigiaram o evento em 2016. “Para isso, a feira volta a ser palco dos lançamentos e inovações para o setor alimentício e, em paralelo, promove também a segunda edição da innovapack, única feira com foco em design, tendências e inovação para a embalagem final de alimentos e bebidas”, repassa Fernando Alonso, gerente da feira promovida pela UBM Brazil e programada para o período de 22 a 24 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Para reforçar essa conexão com novas tendências, a FiSA vem nas últimas edições agregando eventos paralelos, a exemplo da Health Ingredients South America (HiSA 2017), focada na corrente global de alimentação e nutrição saudável. Na montagem atual, além da HiSA, ganha destaque a Natural Ingredients Pavilion (Ni), palco e vitrine de ingredientes naturais e orgânicos sob medida para os filões de suplementos, nutracêuticos e alimentos e bebidas funcionais, informa Alonso.

Alonso, da UBM inovações para o setor alimentício voltam a ser destaque na FiSA.

Novidade na feira deste ano, o pavilhão de ingredientes naturais representa um dos segmentos identificados como de maior tendência de consumo nos últimos anos dentro e fora do país, reporta o gerente. Ele destaca ainda a cerimônia de reconhecimento aos mais inovadores fabricantes de ingredientes e produtos alimentícios. “Neste ano, o Fi Innovation Awards terá quatro categorias, com três vencedores em cada uma”, assinala. Além disso, os visitantes terão acesso a atrações gratuitas como o Seminar Sessions, com apresentação de lançamentos e novas tecnologias do setor em sessões de 30 minutos, ministradas por empresas líderes de mercado. Outras atrações incluídas na programação paralela incluem o Innovation Tour, composto por visitas guiadas com passagem pelos estandes dos expositores; e o New Product Zone. Patrocinado pela consultoria de inteligência Mintel, o espaço vai concentrar as últimas inovações do setor e protótipos de lançamentos extraídos das incubadoras. “Além de uma experiência que aguçará todos os sentidos, os visitantes terão oportunidade de atualização e novos negócios”, frisa o gerente do evento.

Além da innovapack e do pavilhão natural, a FiSA contará com uma diversificada grade de palestras e seminários. Alinhada a temas que movimentam a indústria, a Conferência Food ingredients South America cobre com sua programação temas na pauta tanto da indústria como de investidores, a exemplo da redução de custos, de sal, de açúcar e de gordura, além das mais recentes descobertas na ciência para controle de peso e doenças associadas à nutrição. “Discute também o melhor conteúdo de atualização profissional, balizado pelas mais importantes entidades de classe do setor em conjunto com renomadas universidades brasileiras e companhias de inteligência de mercado”, completa Alonso.

Jane, da Döhler criações multissensoriais para manter clientes sempre inspirados.

Experiências multissensoriais

Descobertas no front da ciência instigam cada vez mais a indústria de ingredientes a desenvolver aplicações em linhas de alimentos e bebidas. Experiências desdobradas em novas formulações, por sua vez, ganham relevância na agenda dos fabricantes, principalmente na ala de chocolates e confeitos (confectionery). Assim, eventos como a FiSA 2017 renovam esse elo a cada edição, mostrando em primeira mão avanços tecnológicos recém-saídos dos laboratórios. Um exemplo dessa renovação permanente parte da Döhler, que leva para a feira soluções de excelente sabor, aparência e mouthfeel, bem como ingredientes capazes de proporcionar aos consumidores a pura indulgência sem culpa, repassa Jane Vieira, gerente de marketing da companhia alemã.

Para uma ampla variedade de aplicações em alimentos, lácteos e bebidas, a empresa exibe inovações e demonstra aos consumidores como obter a experiência perfeita de um produto através da combinação de todos os ingredientes de maneira balanceada. “Os conceitos de produtos, que traduzem as últimas tendências mundiais, começam com bebidas refrescantes e funcionais, energéticos naturais e bebidas esportivas com proteínas diferenciadas, snack drinks para os diferentes momentos do dia, bebidas lácteas e iogurtes com inclusões diferenciadas; passam pelo segmento de bebidas alcoólicas para um happy hour perfeito e chegam à área da indulgência com sorvetes, biscoitos, bolos e gomas de dar água na boca”, resume a executiva.

Com o conhecimento das expectativas do consumidor, experiência no desenvolvimento de aplicações de sucesso e o know-how integrado de ingredientes de um fornecedor completo, a Döhler propõe a criação de experiências multissensoriais únicas, mantendo os seus clientes sempre inspirados, observa Jane. E ao colocar em prática ideias inteligentes para produtos excelentes, a empresa coloca à disposição dos visitantes na FiSA uma experiência sensorial inovadora, baseada no tripé naturalidade, funcionalidade e nutrição, com um amplo portfólio que poderá ser degustado pelos visitantes, informa a gerente.

Estrada, da Ingredion vencendo o desafio de inovar com velocidade cada vez maior.

Um dos desafios da indústria de alimentos e bebidas é sempre oferecer novos produtos ao mercado com uma velocidade cada vez maior, seja lançando um novo sabor, uma versão mais econômica, uma nova embalagem ou, até mesmo, lançando novas categorias, nota Diego Estrada, gerente de planejamento e marketing da Ingredion. Segundo relatório da Euromonitor International, reporta ele, os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os impactos dos hábitos alimentares na qualidade de vida e passam a exigir opções de alimentos mais saudáveis. Com endosso de especialistas, como nutricionistas, chefs de cozinha e profissionais médicos, é crescente o desenvolvendo de produtos com adição de ingredientes saudáveis, incluindo fibras e proteínas. “Para atender essa demanda, a Ingredion preparou um cardápio no qual será possível conferir o desempenho e funcionalidade de ingredientes para redução de açúcar, sem glúten e funcionais, além de inovações em nutrição e ingredientes para formulações livres de alergênicos e aditivos”, informa o especialista. Muitas dessas soluções, frisa ele, podem transformar a textura dos produtos e torná-los ainda mais atrativos para os consumidores. Alternativas interessantes para a substituição de sólidos de leite, por exemplo, possibilitam diferentes preparos culinários, mantendo a textura e a experiência sensorial dos produtos. ”Algumas soluções inspiradoras poderão ser degustadas em nosso estande, como o biscoito recheado sabor leite, com 20% de redução de açúcar, protótipo este formulado com o xarope de maltitol Polyglobe na massa do biscoito e a fibra solúvel Nutraflora, no recheio”, detalha Estrada. O xarope de maltitol, explica, exibe excelente perfil sensorial, baixa caloria e boa tolerância digestiva, além de não exigir ajustes de processo na sua utilização. A redução de 15% de açúcar no recheio foi possível utilizando a fibra solúvel que realça a percepção de dulçor, completa ele.

Outro destaque na linha nutrição da Ingredion em destaque na FiSA é o VitessenceTM Pulse, à base de farinhas de leguminosas com alto teor proteico, vencedor do Fi Innovation Awards 2016 na categoria Ingrediente Mais Inovador. “Preparamos para a feira uma opção de snack saudável, por meio de adição de proteínas vegetais e formulado para atingir o claim de fonte em proteínas”, anuncia o gerente.

Na raia de formulações e processos mais econômicos, a Ingredion apresenta o amido modificado Snow-Flake, objetivando conferir competitividade de custo à indústria e viabilizar produtos mais acessíveis ao bolso do consumidor. O Snow-Flake é, assim, alternativa de menor custo por substituir parcialmente sólidos de leite. E será demonstrado em uma receita de beijinho, tradicional doce de festa brasileiro, feito a partir de fórmula econômica de leite condensado com amido modificado.

Pedote, da Naturex avanços na questão do porquê mudar para corantes naturais.

Soluções botânicas

Pêndulo global em ingredientes naturais de origem vegetal, a Naturex leva para a FiSA uma vasta gama de ingredientes botânicos para alimentos e bebidas. Vinicius Pedote, diretor de assuntos regulatórios e corporativos para a América Latina da companhia francesa, pondera que a demanda dos consumidores por produtos com ingredientes naturais tem motivado as empresas a buscarem cada vez mais simplificação e limpeza nos rótulos de seus produtos. O uso de corantes naturais se tornou uma realidade e, nesse universo, o perfil de azul é um dos mais desafiadores, observa Pedote. Um dos destaques da Naturex na FiSA é justamente a linha à base de spirulina, microalga azul-verde, desenvolvida como alternativa natural ao azul brilhante dos corantes sintéticos. “Seu sucesso é crescente e a Naturex desenvolveu diversas soluções eficazes para uma variedade de aplicações em alimentos”, assinala Pedote. Ele acrescenta que, na feira, os visitantes terão a oportunidade de provar protótipos com o extrato natural de spirulina da linha Vegebrite Ice Blue LWS, ingrediente aprovado pelas autoridades brasileiras, assim como em diversos países da América Latina, para aplicações em alimentos, abrindo novos horizontes para os fabricantes.

Segundo o especialista, a discussão sobre o porquê e como mudar para corantes naturais hoje em dia evoluiu para como e com o quê fazer a troca. “A América Latina não é uma exceção a esse movimento global e as empresas de alimentos e bebidas já estão reformulando os seus produtos”, observa ele. Para clarear ainda mais essa discussão, a gerente global da categoria colors da Naturex, Nathalie Pauleau, irá responder perguntas e avaliar as últimas tendências na conferência “Corantes Naturais – Por Que e Como Fazer a Substituição dos Corantes Artificiais”, programada para a FiSA. Pedote sublinha ainda que a Naturex é finalista da premiação Fi Innovation Awards, na categoria de ingredientes funcionais mais inovadores, com o CocoActiv, um extrato de cacau com alta concentração de flavanoides, que contribui para o aumento do fluxo sanguíneo; e o ThinkBlue, um extrato de mirtilo selvagem que proporciona benefícios comprovados para a saúde cognitiva.
“Uma das grandes preocupações atualmente é o aumento das estatísticas de sobrepeso e obesidade”, insere Cintia Nishiyama, gerente de marketing da DuPont Nutrition & Health, que exibe na FiSA soluções para auxiliar a indústria alimentícia a enfrentar esse desafio. “É uma condição que preocupa a população, a indústria, o governo e os órgãos reguladores de todo o mundo e, por isso, a DuPont N&H oferece ingredientes e tecnologias para a redução de gorduras e açúcares ou ainda para adequar o perfil nutricional de alimentos e bebidas”, complementa a executiva.

Cintia, da DuPont N&H sobrepeso e obesidade impactando os desenvolvimentos.

Durante o evento, frisa Cintia, os visitantes irão conhecer a mais recente inovação da empresa: Low Sat, No Trans, solução desenvolvida para redução de até 70% da gordura saturada em margarinas e biscoitos recheados, possibilitando aos fabricantes o desenvolvimento de um produto mais saudável e estável, sem alterar as características sensoriais e nem o processo de produção.

Entre outros lançamentos mostrados na feira, Cintia destaca a proteína isolada de soja Supro XT 55, que proporciona equilíbrio entre viscosidade e estabilidade das proteínas em bebidas prontas. “Foi especialmente desenvolvida para melhorar a rentabilidade das bebidas com alto teor de proteínas, sendo possível substituir até 50% da proteína do leite na formulação, reduzindo custos, sem comprometer o desempenho sensorial e o perfil nutricional”, detalha ela.
Para o segmento lácteo, a companhia apresenta diversas culturas láticas, a exemplo de quatro itens da linha Yo-Mix para iogurtes e bebidas, que garantem rápida fermentação com pós-acidificação controlada, mais textura e sabor extra suave. Também leva suas culturas para iogurte com probióticos. Para queijos muçarela, a linha Choozit exibe culturas liofilizadas e congeladas, que garantem um comportamento mais estável durante a produção ou redução do tempo de fermentação. E para o controle de bacteriofágicos em produtos lácteos, a DuPont N&H introduz a linha Holdbac, de culturas protetoras para o controle do crescimento de micro-organismos indesejáveis. Os ingredientes da DuPont, hoje presentes em um a cada dois sorvetes produzidos no mundo, recebem o reforço de cinco itens da linha Cremodan para sorvetes à base de leite, água e soft serve, conclui Cintia.

Lilia, da Concepta Ingredients o universo dos caramelos e insumos orgânicos.

Onda orgânica

Unidade de negócio do Grupo Sabará especializada em soluções naturais e tecnológicas para as indústrias de alimentos e bebidas, a Concepta Ingredients leva para a mostra seu portfólio completo de caramelos e introduz novidades para linhas de pães, bolos, biscoitos e doces. Desenvolvidos pela francesa Nigay, parceira global da Concepta, os produtos chegam ao país em três diferentes linhas, dedicadas a conferir sabor, aroma, textura e coloração a diversos alimentos, explica Lilia Kawazoe, gerente comercial da unidade. A primeira linha, indica ela, é a Aromatic Caramels, composta por dois tipos de caramelo com aromas naturais: o 1395 SMA6, na coloração marrom escuro; e o 1400 SMA3, na cor castanha. “Produzidos por meio da caramelização controlada do açúcar e apresentados na forma líquida, ambos são prontos para serem usados como calda e levar o sabor e o aroma do caramelo a biscoitos, licores, molhos, produtos lácteos, doces e sorvetes”, detalha Lilia.

A segunda novidade é o Caramel Flakes, também formada por dois itens para intensificação de sabor e aroma: o EN5020, um cristal de caramelo marrom, de 2mm a 5mm; e o CRKS 24, um crunchy de caramelo de 2mm a 5mm que, em função da caramelização do açúcar com manteiga, creme de leite e sal, ganha um tom marrom claro, descreve a expert. “Esses produtos são obtidos por meio do tratamento térmico controlado do açúcar com outros ingredientes e, depois de solidificados, são quebrados e peneirados, podendo ser aplicados em biscoitos, bolos, chocolates, doces, pães, produtos lácteos e sorvetes”, informa a executiva.

Por fim, a linha Caramel Specialties é formada por três produtos prontos para uso em coberturas, recheios e misturas, assegurando sabor e textura diferenciados: o FG 134 AV, caramelo viscoso obtido pela caramelização de açúcar, óleo de coco e leite, com aroma, sabor e coloração de caramelo ao leite; o F 0002, caramelo em pó obtido pela caramelização do açúcar com creme de leite e manteiga, que possui aroma e sabor de creme de caramelo amanteigado; e o FB 84, caramelo viscoso obtido pela caramelização de açúcar, leite, manteiga e sal, com aroma e sabor de caramelo amanteigado. “Todas as versões são indicadas para uso em barras de cereais, biscoitos, bolos, chocolates, doces, pães, produtos lácteos e sorvetes”, repassa Lilia.

Ela também destaca linhas de óleos e manteiga 100% orgânicos, como o óleo de castanha-do-Brasil, produzido a partir da primeira prensagem de uma seleção das melhores castanhas, mantendo as suas propriedades nutricionais e funcionais. Além do óleo virgem de coco orgânico, extraído dos frutos frescos e recém-colhidos das Filipinas, região reconhecida mundialmente pela qualidade desse tipo de produto, a Concepta também exibe a manteiga de cupuaçu orgânica, única no mercado que confere um sabor exclusivo, exótico e marcante. “Os insumos para esses ingredientes são colhidos ou coletados por comunidades locais em regiões remotas, que, ao longo de gerações, encontraram neles uma fonte de riqueza e um caminho para manter a floresta em pé, além de promoverem o empoderamento feminino e a educação infantil”, assinala Lilia. •

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