Avanço verde

Unidade de emulsificantes da DuPont adquire somente óleo de palma sustentável e certificado
Annete produtos Mass Balance (MB) se tornam oferta padrão.
Annete produtos Mass Balance (MB) se tornam oferta padrão.

A divisão Nutrição & Saúde da DuPont anunciou mudanças no seu negócio de emulsificantes, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade das empresas do setor de alimentos. Desde o primeiro semestre, todo óleo de palma adquirido pela unidade de Grindsted, na Dinamarca, terá o Certificado de Óleo de Palma Sustentável (CSPO/Certified Sustainable Palm Oil), informa Annete Hansen, diretora de sustentabilidade da companhia. A DuPont também vai oferecer emulsificantes sustentáveis com a certificação Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), através de uma fonte de Mass Balance (MB), acrescenta ela.
Com presença importante no mercado global de ingredientes, a DuPont orienta a indústria há mais de dez anos na utilização de emulsificantes sustentáveis, quando ajudou a estabelecer a certificação Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), conta a executiva. A empresa também foi a primeira do setor a oferecer emulsificantes sustentáveis com certificação RSPO de uma fonte Mass Balance (MB), em 2009. Dois anos mais tarde, lançou os primeiros produtos a partir de uma cadeia de suprimentos segregada (SG).
“Há alguns anos estabelecemos o compromisso de adquirir somente óleo de palma certificado a partir de 2015. As mudanças anunciadas representam um grande progresso em direção a essa meta”, explica Annette. A fábrica de Grindsted, detalha ela, é a maior unidade de produção de emulsificantes, que são distribuídos para clientes em todo o mundo, inclusive no Brasil. Por isso, a expectativa é de que a sustentabilidade gerada para clientes da indústria alimentícia, incluso o setor de confectionery, tenha um efeito positivo globalmente.

Pressão nas florestas
Annete explica que os dendezeiros são a maior fonte mundial de óleo vegetal e se tornaram indispensáveis para o desenvolvimento econômico e o fornecimento de alimentos em todo o mundo. Entretanto, as florestas tropicais e as turfeiras em países produtores de óleo de palma estão sendo pressionadas – principalmente na Indonésia e Malásia. Em resposta, a maioria dos grandes varejistas e empresas alimentícias assumiu o compromisso de utilizar exclusivamente o óleo de palma sustentável até 2015, informa a diretora.
Além dos produtos à base de óleo de palma, o portfólio da DuPont e da Danisco, controlada do grupo, também inclui lecitinas e emulsificantes que não contêm óleo de palma e produtos à base de óleo de soja, girassol, canola e outras fontes de matérias-primas. “Mas todos fornecem uma excelente funcionalidade”, sublinha a diretora. •

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