Alta persistente

Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana

O mercado internacional de açúcar segue apresentando tendência de alta desde o início da safra 2016/17, em abril último, no Centro-Sul do país. A sustentação desse movimento altista parte de diversos fatores, entre os quais sobressaem as previsões crescentes de déficit no mercado global de açúcar, a desvalorização do dólar e os preços do petróleo ainda em recuperação. Também as chuvas no Centro-Sul ocorridas em maio, segundo mês da safra, comprometeram o bom andamento da moagem. Outro fator que pesou nesse cenário foi a possibilidade da ocorrência de gargalos nos portos brasileiros, visto que, além da perspectiva do Brasil exportar mais açúcar na presente safra, os embarques previstos de grãos também são elevados.

O gráfico abaixo mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o 1º vencimento.

vencimentos253No caso do açúcar negociado no mercado doméstico – Estado de São Paulo -, os preços iniciaram a safra 2016/17 com preços relativamente firmes, uma vez que os estoques do produto eram relativamente reduzidos, e a pressão de oferta, para atender às necessidades de caixa, foi concentrada no etanol.
Com a perspectiva de exportação maior de açúcar nessa safra, já que muitas unidades produtoras vêm aproveitando os bons preços oferecidos pelo mercado externo, o insumo não tem sentido pressão de oferta no mercado interno, fato que geralmente ocorre em inicio de safra. Com isso, os preços apresentaram relativa estabilidade no período de abril a maio.

Na primeira semana de junho, após uma aceleração dos preços no mercado internacional, em consequência das chuvas nas principais regiões produtoras do Centro-Sul, os preços voltaram a disparar.

O gráfico a seguir apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia de preços •

precos-semanais-doce253

 

A JOB Economia há mais de 20 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, tem como objetivo principal antecipar movimentos de mercado para um posicionamento correto nas estratégias empresariais de seus clientes e contribuir para que façam um bom “trading”.
Dentre os produtos oferecidos, o relatório Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol, elaborado desde 1995, busca dar aos clientes informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda.
Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como esse trabalho pode ajudá-lo na tomada de decisões.

Deixe um comentário

Novos Tempos