Alta à vista

Ronaldo Lima Santana
Ronaldo Lima Santana é sócio-gerente da JOB Economia e Planejamento

O mercado internacional de açúcar apresentou forte elevação de preços no período de agosto a setembro. Em centavos de reais por libra-peso (cents-R$/lb), que remunera o produtor brasileiro, a alta foi de 16,2% no período. Já em cents/lb o aumento foi de 14,4%.

A sustentação do movimento de alta se deu, basicamente, em função das expectativas do mercado de uma segunda quebra da safra mundial em 2016/17, com a consequente redução de estoques. Nesse ambiente, a remuneração ao produtor brasileiro em cents-R$/lb atingiu um recorde dos últimos dez anos, fato este que trouxe impacto direto nos preços do mercado interno.

Reforçando esse cenário de alta de preços, os fundos “carregam”, no mercado de futuros da Bolsa de Nova York, uma posição liquida comprada elevada, também um recorde nos últimos seis anos.
O gráfico seguinte mostra o comportamento dos preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, tomando como base o 1º vencimento.

vencimentos255

No caso do açúcar negociado no mercado doméstico – Estado de São Paulo –, os preços acompanharam o movimento de alta registrado no mercado internacional e apresentaram forte elevação, batendo em 16,7%, no período de agosto a setembro.

Com relação ao andamento da safra, no Centro-Sul, maior região produtora do país, está sendo mantido um melhor desempenho de moagem de cana, com destaque para a elevada produção de açúcar. No caso do etanol, a produção total vem igualando a do mesmo período da safra passada. Para ambos os produtos à expectativa é de estoques relativamente reduzidos na entressafra.

Vale destacar que, no caso do açúcar, a exportação segue como melhor opção comercial da safra. Com isso, as exportações brasileiras caminham para um recorde.

O gráfico abaixo apresenta os preços médios semanais negociados em São Paulo apurados pelo Índice JOB Economia de preços:

precos-semanais-doce255

 

[quote_box_center]A JOB Economia há mais de 20 anos no mercado, através de seus relatórios e trabalhos de consultoria, tem como objetivo principal antecipar movimentos de mercado para um posicionamento correto nas estratégias empresariais de seus clientes e contribuir para que façam um bom “trading”.
Dentre os produtos oferecidos, o relatório Monitoramento Semanal dos Mercados – Açúcar & Etanol, elaborado desde 1995, busca dar aos clientes informações claras, objetivas e isentas sobre os mercados de açúcar e etanol no Brasil e no exterior. O objetivo final é posicionar os clientes adequadamente em suas estratégias de compra e venda.
Solicite gratuitamente dois exemplares do relatório completo e veja como esse trabalho pode ajudá-lo na tomada de decisões.[/quote_box_center]

Deixe um comentário

Novos Tempos