Ajustes na operação

Reestruturação na Mondelez visa incremento nos mercados de biscoito e chocolate
Mondelez
Complexo de curitiba: invetimentos na produção para comportar incremento esperado na demanda.

Com a reestruturação em curso no país, incluso o fechamento de duas unidades, o grande desafio da Mondelez é acelerar o crescimento nas categorias em que atua. Dados da consultoria Nielsen indicam que, no acumulado de 12 meses encerrado em fevereiro deste ano, a companhia detém 8,3% de participação em volume de vendas no segmento de biscoitos. Em chocolate, repassa o instituto, a fatia é de 34,7%. Segundo Augusto Lemos, presidente da empresa, o plano para intensificar o crescimento inclui trazer neste ano produtos que já fazem sucesso no exterior. Na feira da Apas (Associação Paulista de Supermercados), promovida em maio em São Paulo, a Mondelez exibiu em primeira mão aos varejistas linhas que sobem às gôndolas a partir de junho, a exemplo de tabletes Lacta nos sabores de geleia de morango, baunilha e amendoim, caramelo salgado e coco. “São itens que existem lá fora e são muito bem-sucedidos e, portanto, a expectativa é a mesma também por aqui”, acalenta o executivo.

Augusto Lemos da Mondelez
Lemos, da Mondelez: com resultados em linha com o projetado, a meta é manter o avanço.

Detentora de marcas como Lacta, Oreo, Club Social, Tang, Halls e Trident, a Mondelez vem promovendo uma série de ajustes em sua estrutura no país, como parte da estratégia global de reduzir custos e melhorar a produtividade. “A meta é alcançar um equilíbrio entre geração de receita e lucro, e sendo o Brasil o maior mercado da companhia na América Latina, é impossível ficar fora desse plano”, assinala Lemos.

As mudanças por aqui incluem o fechamento, já em curso, das fábricas de Bauru (SP) e Piracicaba (SP); a ampliação de outras duas unidades e a abertura de um centro de distribuição (CD), além de extensões no portfólio. A Mondelez inaugura em maio na cidade de Viana (ES) um CD dimensionado para atender os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A unidade reforça a cobertura dos centros de Louveira (SP), Araucária (PR), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Maceió (AL).

Com a reestruturação, a produção de balas, gomas de mascar, chocolates, bebidas em pó, sobremesas e cream cheese fica centralizada no complexo de Curitiba (PR), um dos maiores do grupo fora dos EUA. Já a operação de biscoitos e chocolates se concentra em Vitória de Santo Antão (PE), a mais recente fábrica em operação da companhia. Sem abrir valores ou volumes, Lemos comenta que a Mondelez está investindo em expansões nas fábricas do Paraná e Pernambuco para torná-las aptas a receber esse incremento na produção e atender à demanda crescente no país.

Fabrica Sucos
Linhas de bebidas em pó: liderança isolada com marca tang.

Crescimento no trimestre

Controladora da subsidiária local, a Mondelez International investiu US$ 3,5 bilhões entre 2014 e 2018 na reestruturação de seus processos produtivos e logísticos em todo o globo. A meta da companhia, com essa reestruturação, é obter uma economia anual de US$ 1,5 bilhão. Segundo o último balanço, a empresa fechou o primeiro trimestre com lucro líquido de US$ 938 milhões, resultado 48,9% acima do registrado no primeiro trimestre de 2017 e a receita líquida global cresceu 5,5%, atingindo a casa dos US$ 6,7 bilhões. Excluindo a variação do câmbio, o aumento foi de 2,4%.

Também sem abrir números, Lemos posiciona que as vendas no Brasil responderam bem ao crescimento esperado para o primeiro trimestre. “A companhia apresentou resultados em linha com o projetado e, para o resto do ano, a meta do grupo é manter o avanço, principalmente em países emergentes”, frisa o executivo.

No ano passado, a Mondelez investiu mais em linhas que mesclam marcas campeãs nos redutos de chocolate e biscoitos, a exemplo de Bis Oreo e de Laka com Oreo. “Apesar da aposta tida como certeira, o retorno dessas linhas tem sido uma grata surpresa”, salienta Lemos. Além de reformular outro hit do mercado, incorporando mais chocolate à linha Bis, a empresa introduz o Bis Black, com biscoito de chocolate na estrutura. Ainda nessa categoria, acrescenta à linha Crostini, da marca Club Social, os sabores ervas & cereais e alho com ervas de Provence, anuncia Lemos.

No segmento de candies, as mexidas abrangem a categoria de gomas de mascar com o lançamento de uma embalagem com 18 unidades para a marca Trident. “Um número expressivo de consumidores só encontrava essa embalagem maior no exterior e cobrava da empresa essa opção disponível também aqui no Brasil”, grifa o dirigente, situando a fatia da empresa no mercado de gomas em 37,1%, em volume. No filão de bebidas em pó, a companhia também reformulou as embalagens do suco pré-adoçado Tang, número um da categoria com 50,6% de share em volume. •

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